Botes descansando na Doca dos Pescadores, Setúbal - Eduardo Carqueijeiro



Let´s stick together - Botes descansando na Doca dos Pescadores, Setúbal

Tirei esta foto num fim da tarde desta primavera na Doca dos Pescadores, em Setúbal.
A fotografia reflete uma certa paz, dado pelas águas calmas e pelos reflexos luminosos dessas mesmas águas. Os botes todos juntos, como que a descansar da faina do dia, são, para mim, um símbolo de história e tradição. Ora na rampa ora na água, ao longo do ano, estes pequenos botes, que se aventuram para meio do rio e foz do estuário, são, para mim, uma imagem reconfortante. Desde que me lembro, recordo-me de ver estes belos botes, de desenho tradicional e cores maioritariamente de azul-cobalto, na doca ou no rio Sado. E mantêm-se. E isso é bom, significa que há peixe, que há chocos e lulas apanhados de forma sustentável na toneira e que continua a haver bravos homens que se dedicam a esta atividade, ou melhor, a esta arte.
Aos vê-los todos juntos, lembrei-me da música Let´s stick togehter, de Brian Ferry: https://youtu.be/lj0XD1NFa1I ou https://youtu.be/Z9EbR0ckb40


Eduardo Carqueijeiro, artista nas horas vagas. Natural de Setúbal, formou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, frequentou a AR.CO Lisboa-pintura e gravura e a Slade School of Art e Central St. Martins College of Art & Design. Concilia a sua experiência profissional em ambiente, com a sua prática artística através duma fusão entre arte e ciência, do qual tira partido nas suas exposições, performances, trabalho de ilustração e curadorias. Interliga como um todo narrativo a pintura em acrílico, a fotografia, a colagem, a instalação, a música e o vídeo.




Comentários

  1. Bem captado....
    Botes, quais ovelhas quando se refugiam à sombra de um sobreiro, fugindo do tórrido calor do sol.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

A vida numa cascata de acontecimentos