Marqueses de Fronteira e Feira do Livro de Lisboa

Esta semana as sugestões do blog Synapsis ficam-se pela capital do país: Josete Perdigão leva-nos ao Palácio dos Marqueses de Fronteira, considerado o Palácio mais bonito de Lisboa. Por outro lado, Inês Pires sugere navegar por entre livros e livros na Feira do Livro de Lisboa.


Palácio dos Marqueses de Fronteira


O Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, é ocupado hoje pelo 12° Marquês de Fronteira e pela sua família. Esta construção do séc. XVII (1671 e 1672) foi casa de férias e pavilhão de caça do primeiro Marquês de Fronteira, João de Mascarenhas.

Habitualmente, não faz parte do roteiro de muitos turistas, apesar de toda sua importância e beleza.

Uma das salas mais apreciadas do Palácio é a Sala das Batalhas, onde existem painéis que retratam cenas de batalhas da Guerra da Restauração, onde se vê João de Mascarenhas a combater.  A capela toda decorada com conchas, pedras, pedaços de porcelana e vidro é de visita obrigatória. Diz a lenda que os pedaços de porcelana são da loiça usada na inauguração do palácio, que foi partida para que ninguém utilizasse as peças onde o futuro Rei (D. Pedro) tinha comido.

Numa das extremidades existe um lago revestido com azulejos que representam ancestrais da família Fronteira e, logo acima do lago, a escadaria que dá acesso a uma galeria com nichos com os bustos de reis portugueses.

É proibido fotografar o interior da construção.





Informações sobre o Palácio dos Marqueses de Fronteira:

Endereço: Largo São Domingos de Benfica 01.

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h30 às 17h00; aos sábados, das 9h30 às 13h00.

Preço: A visita guiada ao Palácio custa 11 euros e a visita pelos jardins custa 6 euros.

 

Texto: Josete Perdigão


**********************************

**********************************



Feira do Livro de Lisboa 

 

Para todos os que gostam de livros e de leitura, a Feira do Livro de Lisboa é um local mágico. E essa magia vai prolongar-se até ao próximo dia 12 de setembro. Esta é a segunda maior edição de sempre da Feira, só tendo sido superada pela edição de 2019. Ainda em tempos de pandemia, é exigido o uso de máscara, embora o anunciado distanciamento de segurança esteja longe de acontecer, em especial aos fins de semana. 

Por isso o ideal é visitar a Feira do Livro nos dias de semana, quando é mais tranquilo pesquisar e encontrar determinados livros e determinadas promoções, embora a chamada happy hour dos livros decorra geralmente na última hora de cada dia, o que dificulta a vida a quem for de fora de Lisboa, pois obriga a ficar até mais tarde na cidade. Mas, em muitos casos, vale a pena, pois os descontos podem chegar a 50 por cento.

Para além de livros, a Feira oferece uma panóplia de outros ambientes, como gastronomia, petiscos, gelados, etc. Também se pode levar o animal de estimação para passear por entre os livros. 






Este ano, e por causa da pandemia, os lançamentos de livros só se realizam nos auditórios, todos em espaço aberto. No entanto, nos stands há oportunidade para conseguir autógrafos dos autores mais consagrados ou até (ainda) desconhecidos. É questão de consultar a programação da Feira (Feira do Livro de Lisboa 2021 – 91ª Feira do Livro de Lisboa). Eu destaco os livros de pessoas ligadas ao Synapsis: assim, Josete Maria Santos Perdigão vai estar a autografar o seu livro "O meu 1º portefólio", no espaço da Chiado Editora, e os irmãos Gandum (Henrique e Duarte) vão apresentar e autografar o seu novo livro de BD, "Amélia - uma história do Congo", a história de uma enfermeira no tempo dos exploradores em África, em finais do século XIX (dia 4 - 19 horas e dia 5 - 16 horas).

 

Texto: Inês Pires

Fotos: José Alex Gandum











Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia