Sugestões de viagens esta semana: Barragem dos Minutos e Picos da Europa

No seguimento das sugestões das semanas anteriores, com grato acolhimento por parte dos leitores do blog Synapsis, esta semana sugerimos mais dois destinos distintos: a Barragem dos Minutos, perto de Montemor-o-Novo, e os Picos da Europa, no norte de Espanha. 


Barragem dos Minutos



Não muito longe da cidade de Setúbal e a poucos quilómetros da localidade de Montemor-o-Novo, alimentada pelo Rio Almansor, encontramos, desta vez, a Barragem dos Minutos, lugar onde qualquer minuto leva horas a passar.

Com características algo similares, descritas no meu artigo anterior sobre a Barragem do Pego do Altar (Santa Susana, Alcácer do Sal), a Barragem dos Minutos, com uma albufeira mais reduzida, oferece-nos também um espaço de tranquilidade, boas panorâmicas para os entusiastas da fotografia e águas quentes e mansas para a prática da natação e canoagem.

No centro, e apesar de ficar longe do mar, encontramos um pequena ilha, que, segundo informação disponível no local, serve de nidificação a gaivotas.

É rodeada por um vasto montado e pinhal, onde o silêncio, por vezes quebrado pelo canto das cigarras e chilrear dos pássaros, torna esta Barragem dos Minutos um lugar a visitar e a usufruir.

E assim, o Alentejo vai-nos surpreendendo com estes paraísos, muitas vezes desconhecidos de todos nós, que se tornam excelentes opções para lazer durante as nossas férias.

Texto e fotos: Alberto Pereira






+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


PICOS DA EUROPA, 

uma imersão por terras, sentidos e sabores da montanha

 

O itinerário dos Picos da Europa poderá ser uma boa opção para este período de férias, em que se pretenda retomar as viagens de uma forma mais leve e segura, pois não fica longe e ainda se foge a um turismo de massas.

Os Picos da Europa são um dos maiores Parques Naturais da Europa e cobre três regiões: Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. Uma variedade de paisagens, monumentos, história, aldeias de montanha e lugares com as suas tradições e costumes gastronómicos, que podem ser vivenciados ao longo da viagem.




Diferentes roteiros podem ser delineados, consoante o número de dias e consoante se faça essencialmente de carro ou através de percursos pedestres. Uma possível partida pode ser de Cangas de Oniz, uma pequena vila no sopé dos Picos, primeira capital do reino das Astúrias. Situada junto ao Maciço Ocidental e cruzada pelo rio Sella, através de uma ponte romana, é uma pequena e acolhedora povoação com um vibrante mercado repleto de produtos locais. Daqui pode-se partir para Covadonga, um dos percursos mais concorridos do Parque Nacional, desde logo pela sua localização espectacular. Aí, deve-se fazer uma paragem para visitar o Santuário e a Basílica de Covadonga, a gruta de Santa Cova, bem como o sepulcro de D. Pelayo, figura histórica que iniciou a reconquista aos mouros.

Subindo um pouco mais, por uma estrada de vistas impressionantes, chegamos aos famosos lagos de Covadonga: o lago Enol e o Lago Encina, de origem glaciar. Pode-se continuar pela castiça aldeia de Arenas de Cabrales e aproveitar para tapear, já que estamos num povoado famoso pelo seu queijo de Cabrales, um dos melhores e mais conhecidos queijos azuis. Continua-se pela vila medieval de Potes, pequena localidade da Cantábria, que fica primorosamente localizada no largo do vale de Llébano, estando toda ela rodeada por montanhas. É o principal centro da zona oriental dos Picos da Europa e merece uma visita pelas suas ruas antigas com casas adornadas com varandas ao longo do rio Quiviesa, cruzado por pontes medievais. No coração dos Picos da Europa, situa-se Fuente Dé, onde se pode apanhar o teleférico para subir até aos 1823 metros em somente 4 minutos. Lá em cima vislumbra-se uma paisagem de rara beleza do Parque e das Altas Cordilheiras. Pode-se descer até Santillana del Mar na Cantábria, vilarejo que sobreviveu no seu aspecto medieval e que cresceu em volta do Mosteiro românico La Colegiata, com um conjunto de casa de pedra dourada dos séculos XV e XVII.





Toda esta região dos Picos pede também uma viagem gastronómica, não podendo faltar a degustação dos famosos queijos regionais, a sidra, o entrecot com molho de cabrales, o cocido, a fabada asturiana, o cabrito assado e os doces típicos. Este magnífico anfiteatro natural entra história adentro, em que por montanhas e lagos se escreveram capítulos da Reconquista Cristã. Toda uma experiência onde se cruzam Arte, Gastronomia e História, num contexto de paisagens deslumbrantes de ar renovado.


Texto e fotos: Isabel Melo









Comentários

  1. Duas boas sugestões para férias. A dos Picos da Europa, já fiz. Foi uma experiência inesquecível. É tudo como a Isabel descreve. A Barragem dos Minutos, a pouca distância de Setúbal, é uma sugestão a seguir, num destes dias. Obrigado Alberto e Isabel.

    ResponderEliminar
  2. Que grandes sugestões de passeios e viagens o Synapsis tem dado nas últimas semanas. Obrigado a todos os que têm contribuído para enriquecer o blog. Abraçooos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia