Filme “Dias de Silêncio" arrecada prémio internacional

 


O filme “Dias de Silêncio”, de Alberto Pereira, arrecadou o 3.º prémio na categoria de “Religious Finisterra Portugal 2025”, na 13ª edição deste certame, um evento internacional que reuniu 165 obras de diferentes países.




“Dias de Silêncio” é uma curta metragem de treze minutos, filmada a preto e branco, baseada numa história de ficção de Salvador Peres, com a participação de Nuno David, no papel de Martinho de Jesus, e narração de João Completo. A banda sonora original do filme é da autoria de Salvador Peres.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar em Sines, a 7 de Novembro, cidade que acolheu esta edição do festival Finisterra, entre os dias 5 e 7 de Novembro.

“Dias de Silêncio” é uma produção do grupo Synapsis.



Sinopse do filme

Martinho de Jesus, um frade de uma ordem mendicante, regressa ao seu convento após uma longa ausência, depois de ter palmilhado mundo, calcorreado terras sem fim, visto gentes tão diferentes e usos e costumes tão estranhos aos seus.

No regresso ao seu amado convento, Martinho de Jesus regressa também à convivência com uma árvore pensativa e perfumada, amiga silenciosa que enche de graça um recanto solitário do convento. Essa árvore, uma romãzeira, para onde conduziam os vagares da sua rotina monacal, volta a ser o seu lugar de silêncio, paz e meditação.

Missionário, evangelista, peregrino e romeiro, Martinho de Jesus volta, anos passados, ao ponto de partida, partilhando com a sua amiga romãzeira o significado desse longo caminhar pelas quatro partidas do mundo: Que caminhar foi aquele? O que buscou? O que encontrou? 


Salvador Peres


💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


CRÓNICA





Salto Alto

 

A mulher equilibrava-se mal, metida nuns sapatos de salto alto. Na casa dos quarenta, a senhora apresentava um corpo em forma de batata-doce, com tronco, barriga e traseiro que se desenvolviam em redondos socalcos e desciam até à magreza das pernas baixas, terminando nuns pés sofridos, enfiados nos tais sapatos muito apertados, de salto alto.

O chão que a senhora pisava era irregular: um passeio de calçada portuguesa, já muito desdentado, que se oferecia numa passerelle própria para equilibristas.

A cena que se oferecia variava entre o trágico e o cómico. A mulher caminhava, lenta e titubeante, de olhos no chão, submergida num esforço inglório para se manter em equilíbrio em cima dos sapatos.

Nisto, foi apanhada por uma outra senhora, esta calçando botas de cano alto e tacão baixo. Era uma conhecida da supliciada que se oferecia à cena num corpo apreciável para uma mulher de trinta e muitos anos. A do salto alto parou com dificuldade, devido ao movimento irregular provocado pelos ziguezagues de compensação para manter o equilíbrio. A outra senhora estacou com grande precisão nas cercanias da conhecida. As botas de cano alto e tacão baixo ofereciam uma grande estabilidade e permitiam travagens muito seguras. A isso também não era alheio o facto de ela possuir um corpo em forma de ampulheta, com uma cintura de vespa e umas pernas que se alongavam num percurso entre as coxas e os pés.

Paradas na calçada do passeio, começaram a dar à língua, uma aparentando um varão firme, bem escorado nas extremidades, outra oferecendo ao cenário um tronco de árvore bamboleante prestes a ser arrancado pela raiz.

Findo o palreio, a de botas de cano alto trotou rua abaixo, nádegas cingidas e baloiçantes dentro da saia curta, impondo aos transeuntes a sua sensual autoridade. A supliciada lançou um esgar dorido aos pés, deu um estremeção para se pôr de novo em movimento e lá foi, tacões sofrendo a impiedade das cáries da calçada.

 

Salvador Peres

 

💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística



São Martinho este ano sem... Verão

Terça-feira, dia 11 de Novembro, é Dia de São Martinho. Em Portugal, a data é comumente associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado, embora este ano o Vinho de Talha já esteja a ser provado há alguns dias. É também tradição fazer-se um grande magusto, com castanhas assadas, caldo verde, batata doce, romã, diospiro, requeijão e doce de abóbora, ou o mais que se queira. Também é a altura de beber a chamada água-pé, bebida resultante da adição de água ao bagaço da uva, e jeropiga, um licor doce obtido de forma muito semelhante, que inclui ainda aguardente. Embora nem todos o possam fazer, há um ditado português muito antigo que diz: "No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho". Em relação ao tempo, também é habitual que por estes dias se assista a uma subida de temperatura, que resulta na tradicional designação de 'Verão de São Martinho, o que parece que este ano não irá suceder.

O Dia de São Martinho ou Festa de São Martinho é uma festa litúrgica e popular em honra de Martinho de Tours, celebrada anualmente a 11 de Novembro. Nascido na Hungria, por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o baptismo e renunciar à milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica.

 

José Alex Gandum


 💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


AGENDA CULTURAL



Livro do Arq.º Ribeiro Telles tem capa de José Alex Gandum

Na atribuição do 6º Prémio Gonçalo Ribeiro Telles vai ser lançado um livro sobre o mais importante Arquitecto Paisagista português. O Prémio vai ser entregue ao Arquitecto Paisagista João Gomes da Silva.

Da entrega do Prémio fará parte um debate moderado pela Professora Aurora Carapinha, sob o tema "O Guardião do Futuro", que vai decorrer esta segunda-feira, dia 10 de novembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Alcântara, Lisboa. A entrada é livre.
De salientar que o autor da fotografia da Capa do livro é o synapsiano José Alex Gandum.

 

 💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


 



Palestra sobre citrinos no Museu de Setúbal

No próximo dia 15 de Novembro, pelas 15h00, O Museu de Setúbal promove uma palestra relacionada com a temática “Citrinos em Setúbal”.


💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística





Coros Gregoriano Solemnis e Cetóbriga Chamber Choir

Concerto em S. Sebastião

 

No dia 16 de Novembro, pelas 16h00, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, terá lugar um concerto com o Coro Gregoriano Solemnis, um dos coros mais relevantes da música Gregoriana em Portugal, e o coro Cetóbriga Chamber Choir, de música barroca.

O concerto faz parte da programação dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, com o intuito de angariar fundos para a recuperação do património da belíssima Igreja de S. Sebastião.

O ingresso para o concerto tem um custo de €15.

No mesmo dia, serão lançados os presépios de Piódão, aldeia conhecida também por “Aldeia Presépio”, cuja zona envolvente foi devastada por incêndios. Ao adquiri-los estarão a ajudar o comércio de Piodão.

 

 💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística



Harmonias de Viena no Fórum Luísa Todi

Concerto de Natal da Orquestra Académica Metropolitana

 No dia 14 de Dezembro, pelas 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Orquestra Académica Metropolitana apresenta o concerto Harmonias de Viena.


Programa

Richard Strauss (1864-1949) - Sonatina N.º 1 para Sopros (1943)

1.Allegro moderato

2. Romance e Minueto: Andante – Tempo di minueto

III. Finale: Molto Allegro


Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Serenata N.º 10, em Si Bemol Maior, KV 361, Gran Partita (1781-1782)

1. Largo – II. Allegro molto

III. Minuetto

1. Adagio

2. Minuetto: Allegretto

3. Romanze: Adagio – Allegretto – Adagio

VII. Tema con variazioni

VIII. Rondo: Allegro molto


 💭Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Imagens de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres




Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Serra de Agostinho” arrecada 3.º lugar no Festival Finisterra Brasil Film

Exposição “Faça-se Luz” abre comemorações dos 50 Anos da Diocese de Setúbal

A Exposição 'Faça-se Luz', em Setúbal, foi inaugurada no dia 16 de Julho