Synapsis comemora 14 anos de actividade



 9 de Abril 2010 – 9 de Abril 2024

Synapsis comemora 14 anos de actividade

Em 2010, surgiu em Setúbal um movimento cultural com características invulgares no contexto do associativismo nacional: inteiramente livre, desalinhado política, ideológica e culturalmente, desprendido de amarras institucionais e liberto da subsidiodependência, essa nociva sujeição tão arreigada na sociedade portuguesa: nascia o Synapsis.

Nesse dia iniciou-se uma aventura que já vai em 14 anos de existência. Ao longo do caminho, aos 11 fundadores juntaram-se mais 19, contando neste momento o Synapsis com 30 membros.


Ao longo destes 14, o Synapsis desenvolveu uma multiplicidade de actividades, com forte incidência na cultura e na natureza. São marca do grupo os serões de arte e ciência que levaram ao público dezenas de sessões com artistas plásticos, cientistas e investigadores, filósofos, historiadores e ambientalistas. São, também, traço distinto do Synapsis as caminhadas pela envolvente natural do Sado e Arrábida. Calcorreando esses lugares únicos que a natureza nos legou, caminha-se pelo prazer de desfrutar das belezas naturais da região, nunca esquecendo a mensagem subjacente de realçar a importância ambiental, sociológica e cultural dos lugares.

Nestes 14 anos, o Synapsis tem contado com algumas parcerias, sendo a principal a que mantém, desde a fundação do grupo, com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS). A este fundamental parceiro, outros se juntaram: a LASA-Liga dos Amgos de Setúbal e Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama, os Amigos da Paróquia de S. Sebastião e o Arrábida Legend.

O Synapsis é um grupo informal que não tem sede, nem estatutos, nem quotas, nem corpos sociais. As suas actividades são desenvolvidas sem recurso a subsídios, patrocínios ou qualquer outra espécie de apoio pecuniário. Assume-se como um movimento de gente livre e de espírito aberto, não identificado com correntes de opinião nem com organizações de carácter ideológico, religioso, político ou partidário.


O Synapsis encontra na expressão de vontades e talentos dos seus membros, um meio de intervir e interagir na esfera pública, procurando, dessa forma, dar o seu contributo para o desenvolvimento de uma sociedade que deseja seja norteada pela justiça, pelo pensamento e reflexão crítica, e pela partilha e acção construtiva. 

Salvador Peres


Synapsis: Um espaço de expressão artística afinado pelo diapasão da liberdade

 


O fino traço de Alberto Pereira

Pintor, cineasta, músico, Alberto Pereira surpreende-nos também com o seu desenho de fino traço. A tinta da china e o papel juntam-se aos muitos materiais de que o artista se apropria para desenvolver a sua arte. No seu atelier, na mesa de trabalho, por entre o desarrumo de telas, pinceis, tintas, lápis, godés e os instrumentos musicais, piano eléctrico e viola baixo, Alberto Pereira traça, numa desenvoltura simples, firme, límpida e iluminada, os seus desenhos. 

Neste portefólio, o artista mostra-nos trabalhos inspirados em edifícios religiosos de Setúbal e Lisboa, vistas a partir do cais palafítico da Carrasqueira e uma paisagem alentejana.





 Salvador Peres


 Synapsis: Um espaço de expressão artística afinado pelo diapasão da liberdade


Programa das Comemorações dos 14 anos do Synapsis

12 de Abril (6.ª feira) – 21h00

“Sextas de Arte e Ciência” - MAEDS

“Júlio Pomar: entre Lisboa e Paris, 8 décadas”

Com Alexandre Pomar

Uma conversa sobre a obra e a vida de um dos artistas mais importantes da arte do século XX para o XXI, da pintura à grande decoração, um itinerário feito de desafio e mudança. Apresentação pelo filho do artista, Alexandre Pomar, autor de vários estudos sobre a sua obra.

 

13 de Abril (Sábado) – 11h30

“Encontros” - Concerto e-Vox na Igreja de Jesus

Integrado nas comemorações dos 100 anos de Sebastião da Gama

 

13 de Abril (Sábado) – 15h30 às 18h00

Tarde cultural no Forte de Santa Maria da Arrábida.

Construção de um banco panorâmico Synapsis no Jardim Sabina da Praia, contíguo à Fortaleza.

Homenagem a Sebastião da Gama com exibição do filme “Itinerário - O meu caminho até Sebastião da Gama”, de Alberto Pereira, e declamação de poesia por João Completo.


  Synapsis: Um espaço de expressão artística afinado pelo diapasão da liberdade


A ARTE EM CINCO SENTIDOS NO MAGAZINE DE ANIVERSÁRIO


Num tempo de incerteza, sofrimento e devastação que assola o mundo, o Magazine Synapsis, na comemoração do 14.º aniversário do grupo, leva aos seus leitores, glosando a temática dos Cinco Sentidos, uma abordagem de vida, desafio, solidariedade, esperança e futuro. Estas cinco palavras estão no ADN do Synapsis, que há 14 anos vem participando activamente na envolvente cultural da sociedade setubalense.

Os Cinco Sentidos, Visão, Audição, Paladar, Olfacto e Tacto têm textos da autoria de João Reis Ribeiro, Isabel Melo, Francisco Borba, António Manuel dos Santos e João Coelho.

Os Sentidos da Vida, um Portefólio de imagem e poesia, é preenchido com trabalhos de Alberto Pereira, Alexandre Murtinheira, Ana Isa Férias, António Manuel dos Santos, Carlos de Medeiros, Diná Lopes Peres, Eduardo Carqueijeiro, Isabel Melo, João Coelho, João Completo, José Alex Gandum, Misé Pê e Nuno David.

(Abra o Magazine no link abaixo)

https://issuu.com/magazine25synapsis/docs/25_-_magazine_especial_14_anivers_rio

 

  Synapsis: Um espaço de expressão artística afinado pelo diapasão da liberdade





FICHA TÉCNICA

 Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de Salvador Peres

 Imagens de Alberto Pereira, José Alex Gandum e Nuno David

Edição de Salvador Peres

 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia