Simplicidade e harmonia no traço de Alberto Pereira

 


O traço é fino e firme. A mão sabe para onde vai e não treme. A perspectiva é perfeita. O enquadramento, natural. O olhar é penetrante, focado, abarcando um universo de coisas, mesmo nas coisas mais simples. Simplicidade e harmonia. Uma solidão carregada de sentido. Respiração e serenidade. Espaços meditativos que dispensam a presença humana. São assim os desenhos de Alberto Pereira.












Alberto Pereira nasceu em Setúbal, onde teve uma infância alegre, quando a rua ainda era um local de brincadeira, mas foi a entrada nos escuteiros que mais marcou a sua juventude e crescimento. Fora da sua actividade profissional (auditor de qualidade), encontra espaço para ocupar o seu tempo com o que verdadeiramente o realiza - ler, ouvir música, tocar, pintar e, recentemente, revela interesse pela arte de filmar e fotografar.

O fascínio pelo desenho e pela pintura, fruto de influência materna e paterna, começou ainda em criança.

Inscreve-se na escola naturalista, é um retratista do lugar. As suas telas e desenhos congelam o instantâneo, num registo afável e sereno, que convida a visitar o lugar.

A paixão pelo desenho a traço foi retomada após anos de interrupção, sucedendo a uma fase dedicada à pintura a óleo e a acrílico.

Tem participado em inúmeras exposições individuais e colectivas e a sua obra encontra-se já representada, não só em Portugal, como também em outros países

Na sétima arte, os seus filmes têm sido seleccionados para alguns festivais de curtas metragens, onde já ganhou alguns prémios, como co-realizador.

Na música, integra o grupo e-Vox.

É membro do Synapsis.


Desenhos de Alberto Pereira
Texto de Salvador Peres

Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura



À mesa não se fala

Jantar-Debate | #1 - A (in)definição da cultura

 

Lugar/onde: Grémio Cezimbrense

Quando: 29 de março

Sinopse: O que significa cultura nos dias de hoje? Iniciamos o nosso novo ciclo de reflexão com uma série bi-mensal de jantares-debate. Este primeiro propõe-se questionar as múltiplas definições e interpretações do conceito de cultura, desde as suas raízes clássicas, até às expressões contemporâneas. À volta da mesa, num ambiente informal e descontraído, terá oportunidade de discutir estas e outras questões com os seus amigos, com desconhecidos e com o nosso convidado especial Luís Chaby Vaz, presidente do ICA. Discutiremos como as artes, tradições e práticas culturais refletem (ou contestam) os valores de uma sociedade e como a própria noção de "cultura" continua a expandir-se, a fragmentar-se e a redefinir-se no mundo atual.

Horário:

19h31: Welcome Drink e pequena introdução de Luís Chaby Vaz

20h – 22h: Jantar-Debate com convidado, num ambiente mais informal e propício ao aprofundamento da discussão.

22h – 00h: DJ Set integrado no festival Aqui Há Jazz.

Condições: Inscrições para jantar através do e-mail: gremio.1853@gmail.com ou Preenchimento do formulário no link na bio ou DM ao Grémio Café.

Preço: 20€ por pessoa.

 

Miguel Peres



Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura




Ajude-nos a Restaurar a Tela 

da Capela-Mor da Igreja de S. Sebastião

 

O Altar-Mor da Igreja de S. Sebastião apresenta uma tela de grandes dimensões, cuja medida é sensivelmente de 6x3 metros. A obra, segundo alguns académicos, é atribuída ao grande pintor Vieira Lusitano, embora outros defendam ser do pintor régio, Pedro Alexandrino, sendo ambos, no entanto, grandes pintores do séc. XVIII. A tela encontra-se em más condições, apresentando diversos rasgões e perda da imagem cromática. O valor orçado para a sua recuperação é de 12.500 euros

Perante esta situação, os Amigos da Paróquia de S. Sebastião lançaram o desafio Ajude-nos a Restaurar a Tela da Capela-Mor da Igreja de S. Sebastião, designada “A Distribuição dos Rosários”. Os promotores da iniciativa acreditam que com a junção de vontades será possível recuperar a Tela e, assim, preservar parte do património artístico da Igreja.

Como vai ser angariado o valor para recuperar e preservar a Tela?

  • Foi feita uma réplica da Tela com as dimensões de 180x90 cm, dividida em pequenas quadrículas.
  • Em paralelo à tela, há um conjunto de peças numeradas de 1 a 2500, cujo objetivo é fazer um puzzle na base da cópia da Tela. 
  •  O valor de cada peça é de 5 euros. Na venda das peças será entregue uma cópia das peças adquiridas. No final, de todo este projeto, será passado um diploma de benemérito com o número das peças adquiridas.
  • O pagamento da peça(s) poderá ser feito através MBWAY 919 521 778 ou transferência bancária NIB 0018 00000 2260633001 38 

Nota: Ao fazer o pagamento por MBway ou por transferência bancária, é necessário informar, por e-mail, que se transferiu o valor, quer seja MBway ou transferência bancária.

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião agradecem todo o apoio que possam dar a esta causa, ajudando, assim, na recuperação da Tela do altar-Mor da Igreja.


António Melo

 

Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura



LASA direciona a sua atenção para o Património

do Centro Histórico de Setúbal

No casco histórico da cidade reside grande parte do registo identitário comum, preservado no subsolo e no património construído. Fragmentos de tempos históricos pretéritos, que resistiram a sismos e a sucessivas renovações empreendidas pelos habitantes, por agentes económicos, sociais, políticos e culturais, motivadas por conjunturas particulares ou movimentos mais amplos que impuseram mudanças no cadastro e estrutura urbanística, no tecido edificado, na tipologia dos imóveis, nos elementos artísticos e/ou decorativos do espaço público, articulam-se hoje no maior espaço museológico de Setúbal, a céu aberto e de fruição gratuita.

A LASA dedica em 2025 redobrada atenção a esse património, que remonta a cerca de 2800 anos antes do Presente, ao primeiro núcleo urbano estável da foz do Sado, atribuível ao final da Idade do Bronze e aliado do empório comercial fenício do Ocidente.

 Irá desenvolver um conjunto de iniciativas de salvaguarda, observação e interpretação, das quais destacamos o próximo evento, em parceria com a Artiset:


Centro Histórico de Setúbal: Conhecer, Observar, Representar

 
22 de Março - Palestra sobre a origem e evolução histórica de Setúbal: O ADN de Setúbal, por Joaquina Soares (LASA).

Sessão teórico-prática sobre Urban Sketching, por Miguel Amaral (Artiset).

29 de Março - Visita guiada ao Centro Histórico por Joaquina Soares, acompanhada, para efeitos de representação gráfica, por Miguel Amaral, Nuno David, Margarida Rodrigues e Fernando Paulino.

LASA - Liga dos Amigos de SEtúbal e Azeitão

 

Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura




Ovos escondidos e coloridos

A Páscoa está a chegar e, com ela, uma oficina cheia de diversão e criatividade no MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal!

Dia: 10 de abril

Horário: 10h00 - 12h00

Local: Avenida Luisa Todi, nº162. 2900-451 - Setúbal, Portugal

Caça aos ovos escondidos

Damos início à atividade com uma empolgante caça aos ovos! Escondidos em cantinhos especiais, eles aguardam para serem encontrados e decorados com criatividade.

Mãos à obra!

Após a caça, é hora de soltar a imaginação! Utilizando diversos materiais coloridos, as crianças irão criar ovos e coelhinhos em cartão, transformando a oficina num verdadeiro espaço de arte e alegria.

Público-alvo: 6 aos 12 anos

Valor: 5€ (inclui materiais)

Inscrições: https://forms.gle/WqEQin8okFL5zQV28

Vagas limitadas. Garanta já a inscrição e venha celebrar a Páscoa de uma forma especial! 


MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal


Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura



Synapsis está a comemorar 15 anos de actividade

A 9 de Abril de 2010 um novo projecto cultural nascia em Setúbal

 

Depois da sua fundação, a 9 de Abril de 2010, o Synapsis dava-se a conhecer à cidade de Setúbal, a 24 de Setembro, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal (MAEDS).

Em 2013, o quarto ano de vida do Synapsis, o grupo levou a efeito um sem número de acontecimentos de âmbito cultural e ambiental. Palestras no MAEDS. Exposições e concertos. Percursos pela envolvente do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.


Portefólio de imagens de 2013




Joaquina Soares nos serões "Sextas de Arte e Ciência", no MAEDS - Janeiro de 2013

e-Vox em actuação em Tróia - Janeiro de 2013




Imagens das comemorações do 4.ª aniversário Synapsis - Abril de 2013



Jantar de Natal Synapsis - Dezembro de 2013


Caminhada Synapsis pela Carrasqueira - Fevereiro de 2013
 

Caminhada Synapsis pela Caldeira de Tróia - Maio de 2013


Caminhada Synapsis Castelo de S. Filipe e Comenda - Julho de 2013


Texto de Salvador Peres
Imagens de José Alex Gandum


 

Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura


Península de Setúbal (e Arrábida) 

com fraca presença na Feira de Turismo de Lisboa 


A exemplo do ano passado, a Península de Setúbal esteve fracamente representada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ao contrário de outras Regiões de Turismo, como o Alentejo, Algarve, Região Centro, Norte e Douro, Açores ou Madeira. Não se percebe por que razão Setúbal foi integrada há uns anos na Região de Turismo de Lisboa, sendo que a Península de Setúbal tem uma oferta turística diferente da capital. 

Ao fundo do Pavilhão 1 da FIL, nem todos os concelhos de Setúbal estiveram representados com espaços próprios no Pavilhão 2 (excepção do Seixal e de Almada), sendo que alguns concelhos de Setúbal estão integrados na Região do Alentejo (essa, sim, com uma grande dinâmica e num espaço privilegiado, logo à entrada do Pavilhão 1), como Grândola ou Alcácer do Sal.




José Alex Gandum


Synapsis 2010-2025 - 15 anos de Arte e Cultura


FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

Textos de LASA, MAEDS, Miguel Peres e Salvador Peres

 Imagens de Alberto Pereira, José Alex Gandum, LASA e MAEDS

 Edição de Salvador Peres
























Comentários

Mensagens populares deste blogue

O sonho e a luz na arte de Nuno David

Por terras de Barris e Escudeira

Uma subida ao topo da Serra de São Luís