A Exposição 'Faça-se Luz', em Setúbal, foi inaugurada no dia 16 de Julho

 


Foi inaugurada no passado dia 16 de Julho na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, a Exposição 'Faça-se Luz', que assinala os 50 anos da Diocese de Setúbal. De entre as dezenas de artistas que participam na Exposição, de referir os muitos synapsianos presentes: Alberto Pereira, Carlos Medeiros, Eduardo Carqueijeiro, Isabel Melo, João Completo, José Alex Gandum, Misé Pereira, Nuno David e Salvador Peres. A Exposição tem curadoria de António Melo, também ele synapsiano, e o evento contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar e dos vários párocos da Diocese. 

A Exposição pode ser vista na Galeria Municipal do 11, Av. Luísa Todi, em Setúbal de terça a sábado das 11 h- 13 horas e 14 h - 18 horas.





 Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística

Documentário de Alberto Pereira 
e actuação do Grupo e-Vox


No dia 19 de Julho, na Escola de Hotelaria da Galeria Municipal do 11, prosseguiram as comemorações dos 50 anos da Diocese de Setúbal com a exibição de um documentário alusivo à efeméride realizado por Alberto Pereira e com guião de Casimiro Henriques, Isabel Melo e Salvador Peres. 
Na ocasião o Grupo e-Vox (aqui com Alberto Pereira e Salvador Peres) interpretou três instrumentais inéditos, que podem ser acedidos na Pagina do Youtube do Synapsis:





 Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


ORQUESTRA DE CÂMARA DA GNR ABRILHANTOU 
OS 50 ANOS DA DIOCESE DE SETÚBAL

Também a Orquestra de Câmara da GNR - com a participação da Associação Voz de Setúbal - se juntou â comemoração dos 50 Anos da Diocese de Setúbal com um concerto sublime na Igreja de São Sebastião, em Setúbal. 



As gravações podem ser acedidas na Página de Youtube do Synapsis:




Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística

NUNO DAVID, UMA VIDA DEDICADA 
À ARTE E AO AMBIENTE


https://youtu.be/l_nppIcCOcU?si=pYMb-3TYCbFvER_C
(Documentário sobre Vida e Obra de Nuno David feito por alunos da Universidade Lusófona)


Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística

Já não se pode ser velho?


Só por preconceito ou medo atávico de chamar as coisas pelos nomes, consigo entender esta insistência de chamar idosos aos velhos. Ser velho é o estado natural das coisas, é alguém que vem caminhando pela vida ao longo dos anos, uma categoria ancestral, respeitada, que vem do fundo dos tempos. Ser velho é a coisa mais normal do mundo. Se tudo correr bem, todos lá chegaremos. O velho é a pessoa que segue a sua vida sem se deixar condicionar pela contagem dos anos. Vai fazendo tudo quanto pode fazer, sem parar para pensar se é velho ou novo. Muito do que faz parece-se com o que fazia quando era mais novo; outras coisas, que já não consegue fazer como fazia, adapta-as aos normais condicionalismos da idade. O velho tem a sua dignidade, mantém-se vigilante da sua condição, não se deixa enredar na teia do preconceito e adapta-se à idade que tem a cada momento. Entra no filme da vida como actor e não como mero figurante, atirado para a margem da acção.

Já ser idoso, é coisa bem diferente. Basta ver como a palavra é utilizada nos meios de comunicação social, pelo Estado e pela panóplia de entidades que se ocupam da convencionada “Terceira Idade”. Os idosos são aquelas pobres criaturas que os media mostram a jogar às cartas nos jardins, depositadas em lares ou a definhar nos hospitais… Os idosos são os que recebem a esmola da pensão, os inúteis, aqueles que para a sociedade já perderam a sua autonomia e a sua dignidade, passando a ser alvo de preconceito e discriminação, resvalando para o beco sem saída do idadismo.

Foi por falta de empatia com os mais velhos, por preguiça e incúria, que se convencionou chamar idosos aos velhos. Cabe-nos lutar para apagar esse estigma, e exigir que tratem os velhos com o respeito e a dignidade que merecem. Que os deixem ser, simplesmente, velhos.

 

Salvador Peres





Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística

FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Imagens de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres


Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística







 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Serra de Agostinho” arrecada 3.º lugar no Festival Finisterra Brasil Film

Exposição “Faça-se Luz” abre comemorações dos 50 Anos da Diocese de Setúbal

Synapsis comemora hoje 15 anos de vida