Sugestões da semana: PATEIRA DE FERMENTELOS E ALQUEVA

Esta semana temos a Patrícia Pereira a sugerir visitas às Pateiras de Fermentelos e do Carregal, passando por outros lugares belíssimos e terminando em Águeda, com os seus chapéus-de-chuva coloridos. Alberto Pereira leva-nos a uma viagem mágica pelo sempre mágico Alqueva.  


DA PATEIRA DE FERMENTELOS A ÁGUEDA


Pelas Pateiras de Águeda é um passeio que pode ser feito por qualquer pessoa, desde ir sozinho, com amigos, com os namorados(as), em família, e desfrutar das belas paisagens destes locais plantadas pela natureza e cuidados pelos seus conselhos e pessoas que gostam de as preservar.

Venho dar-vos a conhecer alguns sítios que com a sua simplicidade conseguem cativar qualquer pessoa, em qualquer altura do ano.

 

No verão são muito aprazíveis para juntar pessoas e fazer piqueniques ao ar livre, aproveitar para levar as crianças a conhecer a natureza e ensiná-las a proteger o futuro, amando tudo o que ela nos dá, ou até mesmo para namoriscar, ler um livro em plena natureza ou até para apreciar um belo pôr do sol.

Todas elas são ricas em fauna e flora, destacando os belos nenúfares e jacintos e algumas das aves avistadas a olho nu: Cegonhas, Garça Real, Galinha d'Água, entre outras.

 

Este passeio começa no lugar de Requeixo com uma visita à sua belíssima ponte romana, que une os rios Águeda e Cértima.



Ponte de Requeixo

É de certo um ponto de encontro para os seus pescadores, para os amantes de fotografia e também para os caminhantes, uma vez que existem diversos percursos pedestres que a interligam com a Pateira.

Permitindo-nos fazer caminhadas sempre junto ao rio e com a natureza lado a lado. De forma a relaxarmos e a fugirmos um pouco da rotina do dia a dia.



As Bateiras


Seguimos em direção ao próximo destino, a Pateira do Carregal, menos conhecida do que a próxima, mas igualmente bela, calma e relaxante. A moda dos baloiços, deu-lhe ainda mais conhecimento pela população em geral e foi uma agradável surpresa, pois permite uma imersão na natureza pura, apurando-nos os sentidos que por vezes parecem adormecidos e embriagados pela rotina diária, sendo um ótimo escape!



Baloiço da Pateira do Carregal: “Olhe com Alma, Sinta com o coração”

É altura de irmos conhecer a maior lagoa natural da Península Ibérica, de nome Pateira de Fermentelos, que é um verdadeiro oásis de biodiversidade.

 

Esta lagoa pode ser vista de diferentes pontos e locais, que nos dão diferentes perspetivas da sua imensidão e da sua beleza única, passando por Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira.


Fermentelos e Óis da Ribeira ficam frente a frente separados pela lagoa e Espinhel numa das suas laterais.

Em Fermentelos para além das vistas sobre a lagoa podemos também ver o monumento do emigrante, em homenagem à comunidade portuguesa dispersa pelos cinco continentes.

 

Chegando a Espinhel já temos uma diferente perceção desta deslumbrante lagoa que nos deixa arrebatados com a sua imensidão. De repente parece que estamos quase dentro da mesma, através destes corredores em direção aos seus coretos que para além de ficarem nas fotografias e selfies dos visitantes, servem para a observação de aves. Para mim um local mágico e imponente, seja qual for a altura do ano, não me canso de visitar!



Coreto em Espinhel

Deixemo-nos perder ao caminhar por estes belos recantos.

Permitamo-nos renovar a alma a cada passo que damos.

E levemos daqui um sorriso nos lábios e um brilho no olhar.

 

Quase a finalizar o passeio, estamos em Óis da Riberia, que tem uma vasta extensão para caminhar, divertir, saltar, baloiçar, observar, brincar e aproveitar o melhor que a natureza tem para nos oferecer.

Ao caminharmos sobre a lagoa somos quase absorvidos por toda esta mágica envolvência que nos dá aquele alento e nos alivia a alma, conseguindo que se atinja um estado de calma absoluto.



Ponte pedonal sobre a lagoa – Óis da Ribeira


Este é um dos locais onde o pôr do sol é mágico, e desafio-vos a visitar e a ficar para o pôr do sol. O visitante tem muito para explorar em todos os locais indicados, basta deixarem-se envolver e levar pela natureza no seu estado puro.

 

Uma última sugestão e apenas porque está muito perto, não deixem de visitar Águeda, a cidade está muito gira, com muita arte para explorar.

E no verão somos brindados com as suas ruas protegidas do sol com esta magnífica paleta de cores dos seus chapéus de chuva coloridos.


Texto e fotos: Patrícia Pereira



Ruas com chapéus de chuva - Águeda


***************************************************

Viajando pela magia do Alqueva

Neste meu período de férias finalizei o périplo por algumas barragens da região sul, com a visita à Barragem do Alqueva. 

A sua albufeira, uma imensidão de água a perder de vista, considerada o maior lago artificial da Europa, está rodeada de uma paisagem natural invejável. 

Pequenas “ilhas”, centenas de enseadas e recantos, uma cor muito própria, a sua tranquilidade e, sobretudo, a sua beleza ao pôr do sol, tornam este imenso espaço um lugar muito nosso. A barragem, além dos concelhos do lado espanhol, abrange os nossos concelhos alentejanos de Portel, Moura, Monsaraz, Mourão e Alandroal, onde se incluem vilas e aldeias, que tocam e são tocados pela beleza do Alqueva.

As belas praias fluviais, como a de Amieira e de Alqueva (inaugurada há pouco tempo ), com excelentes condições para a prática balnear são óptimas opções para momentos de tranquilidade e descanso, depois de um bom e relaxante banho, nas mornas águas desta albufeira.

Visitar esta região é perdermo-nos com a gastronomia, a hospitalidade e a simplicidade das suas gentes.

A Barragem de Alqueva é um mundo dentro de um mundo que é o Alentejo. Que vale a pena conhecer, pela sua beleza, quietude e vastidão.

Texto e fotos: Alberto Pereira

























Comentários

  1. Que extraordinárias sugestões, diferentes nos seus locais mas mabas apelativas e mágicas. Viagens agendadas. Obrigado à Patrícia e ao Alberto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia