Pela costa do País Basco: de Deba e Zumaia

Esta semana a Patrícia Pereira sugere uma viagem pela costa do País Basco, no norte de Espanha. Motivos não faltam para desfrutar de paisagens deslumbrantes, onde verde e azul são a perder de vista... 


Pela costa do País Basco: de Deba e Zumaia

Uma aventura pela costa lá para os lados de Euskadi, na vizinha Espanha, existe um trilho de uma beleza rara entre as vilas de Deba e Zumaia.
Este trilho, apelidado de Ruta del Flysch, começa mesmo junto à costa, e logo desde o início conseguimos vislumbrar no nosso olhar o horizonte do mar. Momentos depois ficamos lado a lado com a costa e temos logo uma imensidão de oceano para apreciar.
Descemos e podemos até ter contacto directo com a água salgada em pequenas praias de pedras espalhadas pela costa.
Numa delas podemos observar os flysch, que são formações rochosas, que podemos observar mar adentro.



Continuando o nosso caminho iremos subir e passar por algumas, aldeias e até vinhedos da região. Quase parece uma montanha russa, de tanto sobe e desce, mas chamar-lhe-ia uma montanha de emoções.
As paisagens são de cortar a respiração e conseguem envolver-nos completamente com a sua natureza.





Curiosamente, esta rota também faz parte do Caminho do Norte, que liga Irún a Santiago de Compostela em 34 etapas, sendo esta a etapa 3 mas que os peregrinos fazem no sentido contrário.
Aproximando-nos do final, temos vistas para belas praias onde depois de um bom trilho se merece um mergulho no mar cantábrico.
Fica a promessa de voltar e explorar outros trilhos, porque a vida faz-se caminhando.




Texto e fotos: Patrícia Pereira




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia