Mata da Machada, a Natureza no seu melhor e muitas sugestões culturais

Esta semana, o Blogue Synapsis leva os seus leitores num passeio pela natureza: “Mata da Machada, a Natureza no seu melhor”. E sugere muitos acontecimentos culturais: 11 de Fevereiro – “Bocage visto por António Maria Eusébio, o Cantador de Setúbal”, com João Reis Ribeiro; 12 de Fevereiro – “Bocage a sua Época”, uma visita guiada por José Luís Catalão e Rão Kyao em concerto; 13 de Fevereiro – “Frida Khalo”, com Nuno David.




Mata da Machada, a Natureza no seu melhor


Uma sugestão para caminhadas futuras ou para quem tenha um tempinho, já que há vários percursos, alguns mais longos, outros mais curtos: a Mata Nacional da Machada, no concelho do Barreiro, é uma propriedade constituída pelo antigo Pinhal de Vale de Zebro e pela Quinta da Machada.



A Quinta da Machada pertencia ao “Convento de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo”, porém quando foram extintas as Ordens Religiosas em 1834 foi adquirida por um particular, sendo mais tarde aforada ao Estado que a anexou ao Pinhal de Vale de Zebro.

Encontra-se situada no centro da Península de Setúbal, entre as povoações de Coina, Palhais e Santo António da Charneca. Sujeita a Regime Florestal esta Mata encontra-se hoje, sob a gestão da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste e ocupa uma área com cerca de 385,7 hectares.



Sendo a única área florestal de razoável dimensão do Concelho do Barreiro, a Mata é considerada o “Pulmão da Cidade” e um local privilegiado para actividades de recreio e lazer, dispõe de um parque de merendas e diversos fontanários, para além de um Centro de Educação Ambiental e de uma rede de estradas e caminhos frequentemente utilizados para práticas desportivas, permitindo à população uma melhor qualidade de vida.


Fotos e textos de José Alex Gandum






No âmbito da programação 50 Cuts, sugere-se:

Domingo, 13 de Fevereiro, 16h00

5ª edição do Ciclo de Cinema “Um Pintor... um Filme”

Casa da Cultura – Sala José Afonso

 Nuno David vai falar sobre Frida Khalo a partir do filme sobre a pintora mexicana surrealista.

"Frida" é a história da pintora mexicana, desde a conturbada relação com o mentor e marido Diego Rivera, à relação ilícita com Trotsky - exilado no México e que o casal acolheu em sua casa pouco antes de Estaline o mandar assassinar -, ou às provocantes relações com outras mulheres.


No âmbito da programação "Bocage - O Poeta da Liberdade" sugere-se:

11 de Fevereiro – “Bocage visto por António Maria Eusébio, o Cantador de Setúbal”, com João Reis Ribeiro; 

12 de Fevereiro – “Bocage a sua Época”, uma visita guiada por José Luís Catalão e Rão Kyao em concerto

 




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia