João Reis Ribeiro nasceu numa pequena aldeia do norte do país, Alvarães, tendo completado o ensino secundário, no Liceu de Viana do Castelo. Depois das aulas costumava ajudar a família no campo, participando nas múltiplas actividades (desde as sementeiras às colheitas, e até cuidar do gado). Optou pelo ensino, um sonho e um desejo desde a juventude, depois de ter trabalhado cinco anos, tempo que aproveitou para completar a sua formação académica, maioritariamente como trabalhador-estudante. O seu entusiamo com a profissão de professor e envolvimento com a Escola levou-o a assumir o desafio da responsabilidade de cargos de gestão, tendo nomeadamente presidido à sua escola durante sete anos. Os jornais sempre foram um desafio para ele, e sempre gostou de escrever, mas “para ser publicado e não para a gaveta, não para ser visto mas para partilhar”.

Profundo admirador de Sebastião da Gama, foi co-fundador e primeiro presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, assumindo ainda hoje o dever de continuar a trabalhar a obra de Sebastião da Gama e assegurar a sua divulgação. Autor de várias obras tendo como tema a história local, sobretudo da região de Setúbal, tem ainda uma vasta colaboração com vários títulos da imprensa regional e nacional.

 



GRANDE ANGULAR

Uma secção do blogue Synapsis que leva aos seus leitores a visão única e irrepetível da fracção de segundo que congela e eterniza o tempo: a fotografia.


Comentários

  1. Fantástica, simplesmente!!!! Parabens, João...vai fazendo e mostrando . .

    ResponderEliminar
  2. O João revela-se nesta Arte, para mim desde o Verão, quando comecei a ver as suas fotografias, registadas duma forma simples, com grande sensibilidade artística. O que aliás manifesta na sua escrita. Esta imagem é o exemplo acabado. Parabéns João !!! Keep going !!!

    ResponderEliminar
  3. Por vezes, fotografias revelam-se autênticas pinturas. Esta é um bom exemplo. Fantástica foto. Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia