Setúbal homenageia D. Manuel Martins


D. Manuel Martins, o primeiro bispo de Setúbal, foi homenageado a 26 de Outubro de 2020 pela Diocese e Município, assinalando, assim, o 45.º aniversário da sua Ordenação Episcopal.

A 26 de Outubro de 1975, durante a sua ordenação na Sé de Setúbal, afirmava D. Manuel Martins nas suas primeiras palavras: “Nasci Bispo em Setúbal, agora, sou de Setúbal. Aqui, anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor”.

Quarenta e cinco anos depois, também na Catedral, na celebração da Eucaristia, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, evocou a figura de D. Manuel como exemplo para a Igreja Católica e sociedade, destacando a sua “atenção e compromisso com os que mais precisavam” e a sensibilidade de “intervenção social”.

Seguiu-se a inauguração de uma estátua de D. Manuel Martins no Largo da Sé e, a propósito, disse, ainda, D. José, referindo-se a D. Manuel: “Um Bispo fiel a Deus e, por isso mesmo, atento ao seu povo”. A peça escultórica, da autoria de Maria José Brito, mostra D. Manuel Martins de braços abertos e de frente para a cidade. Como explicou a escultora, “A figura deve estar próxima do seu povo. Razão pela qual a estátua vem abertamente para a rua”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, assinalou “tratar-se de uma homenagem devida a D. Manuel Martins, por parte de uma cidade que ele soube ver e ouvir e que esteve do lado certo da história, na luta contra a desigualdade, contra as misérias”.

A homenagem, num espírito de abertura e de conjugação de esforços entre a Igreja e a Câmara, ficou marcada pela oferta à cidade de uma imagem que fica para a história de Setúbal, uma obra de arte que enobrece a figura de um homem e Bispo, que em espírito de abertura levou a Igreja para a sociedade.

 

Isabel Melo





A RESPIRAÇÃO DO MUNDO - Uma secção do blogue Synapsis que abre aos seus leitores uma janela com vista para os acontecimentos que marcam a actualidade.     

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia