Synapsis comemora hoje 15 anos de vida

 


15º aniversário SYNAPSIS 

Pelo sonho é que vamos... 

Há um lema que diz "nunca voltes ao local onde foste feliz"... pois, o Synapsis voltou a um local onde foi muito feliz e ... voltou a ser muito feliz! Dez anos separam a comemoração entre o 5º e o 15º aniversários do Synapsis. Mas o local onde foram comemorados permanece o mesmo, isto é, o acolhimento 5 estrelas, a partilha 10 estrelas e a amizade 20 estrelas. Assim foi no passado Domingo, dia 6 de Abril, uma pequena antecipação do dia do aniversário (9 de Abril) mas bem a propósito porque, aliás, festejar pode-se sempre... desde que se queira e se possa! 
A Herdade da Gâmbia é um paraíso à beira Sado e mais uma vez isso pôde ser comprovado pelos membros do Synapsis e pelos seus amigos que puderam marcar presença. 
E não faltou muita e boa conversa, muita e boa comida, aprendizagens de fazer (e degustar depois) pão com chouriço e queijo fresco, não resistir à prova de vinhos Herdade da Gâmbia, cantar os parabéns ao Synapsis e mergulhar na música do e-Vox (com a preciosa colaboração de Francisco Borba com o seu saxofone e a todos os presentes que entoaram superiormente as canções escolhidas para cantar), na poesia (declamada pela Isabel Melo, pelo Francisco Borba, pelo João Reis Ribeiro e por amigos da Herdade da Gâmbia) e na ilustração de Nuno David.
Os membros do Synapsis agradecem aos anfitriões Ana e Francisco Borba (ele também membro do Synapsis) a disponibilidade e a amizade, com os desejos e a vontade de um dia voltar ao convívio, mesmo que o aniversário seguinte venha longe. 

José Alex Gandum


**********************************

**********************


Synapsis - Um espaço de cidadania e expressão artística

 

Em 2010, surgiu em Setúbal um movimento cultural com características invulgares no contexto do associativismo nacional: inteiramente livre, desalinhado política, ideológica e culturalmente, desprendido de amarras institucionais e liberto da subsidiodependência: nascia o Synapsis.

Nesse dia iniciou-se uma aventura que já vai em 15 anos. Ao longo do caminho, aos 11 fundadores juntaram-se mais 19, contando neste momento o Synapsis com 30 membros.

Ao longo destes 15 anos, o Synapsis desenvolveu uma multiplicidade de actividades, com forte incidência na cultura e na natureza. São marca do grupo os serões de arte e ciência que levaram ao público dezenas de sessões com artistas plásticos, cientistas e investigadores, filósofos, historiadores e ambientalistas. São, também, traço distinto do Synapsis as caminhadas pela envolvente natural do Sado e Arrábida. Calcorreando esses lugares únicos que a natureza nos legou, caminha-se pelo prazer de desfrutar das belezas naturais da região, nunca esquecendo a mensagem subjacente de realçar a importância ambiental, sociológica e cultural dos lugares.

Nestes 15 anos, o Synapsis tem contado com algumas parcerias, sendo a principal a que mantém, desde a fundação do grupo, com o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS). A este fundamental parceiro, outros se juntaram: a LASA-Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama, os Amigos da Paróquia de S. Sebastião e o Arrábida Legend.


Salvador Peres







Manifesto sYnapsis !


Somos um movimento de artistas, criadores e intelectuais, cujos membros partilham uma visão de intervenção cívica, sustentada nos valores da cidadania activa, assumindo-se como cidadãos livres e independentes, no respeito pela liberdade de opinião e expressão, sem identificação, enquanto movimento, com qualquer tipo de correntes de opinião política, ideológica, filosófica ou religiosa.

Somos um grupo aberto a todos quantos partilhem dos valores acima enunciados e aceitem intervir culturalmente como criadores e actores em projectos que não assumam carácter profissional ou remunerado.

O nosso objectivo passa pela dinamização de espaços e momentos de intervenção cultural, através de recursos próprios ou de parcerias estabelecidas com entidades ou instituições pertencentes ao tecido cultural e artístico nacional.

As nossas acções são exclusivamente suportadas pelos recursos materiais dos membros do grupo ou por suportes logísticos que provenham de acordos de parceria com instituições culturais. Em situação alguma o movimento aceita patrocínios de carácter monetário.

As intervenções do grupo são decididas por consenso entre os membros, através projectos desenhados e desenvolvidos através de recursos próprios ou parcerias a estabelecer caso a caso, em função de cada projecto.


Synapsis - Um espaço de cidadania e expressão artística



FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Imagens de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O sonho e a luz na arte de Nuno David

Por terras de Barris e Escudeira

Uma subida ao topo da Serra de São Luís