Arrábida já é Reserva da Biosfera da UNESCO

 


No dia 27 de Setembro, foi conhecida a decisão de integrar a Arrábida na Reserva da Biosfera da UNESCO. O anúncio foi feito na cidade de Hangzhou, na China, no decurso do Congresso Mundial de Reservas da Biosfera que decorreu naquele país.

A decisão de incluir a Arrábida na Reserva da Biosfera foi sustentada pela sua localização na “impressionante costa atlântica de Portugal”, em 200 quilómetros quadrados que têm no centro a Serra da Arrábida, “cujas falésias calcárias mergulham no oceano, emoldurando uma paisagem que combina matagais mediterrânicos, densas florestas de pinheiros-bravos, grutas escondidas e vibrantes ecossistemas marinhos”.

A Arrábida acolhe mais de 1.400 espécies de plantas, representando 40% da flora portuguesa, incluindo 70 espécies raras e endémicas. Abriga, também, uma fauna diversificada, com 200 espécies de vertebrados e mais de 2.000 espécies marinhas, incluindo golfinhos-roaz, robalos-europeus e salmonetes-vermelhos.




Foi, ainda, destacado pela UNESCO as “impressionantes falésias costeiras e desfiladeiros subaquáticos”, acrescentando que cerca de 68 mil pessoas vivem em cidades históricas, portos de pesca pitorescos e encantadoras aldeias rurais em toda a Reserva.




As actividades económicas na área de influência da Arrábida combinam tradições ancestrais, como a pesca artesanal, o cultivo da azeitona e a produção do famoso Moscatel de Setúbal.

A área que será agora Reserva da Biosfera já está em parte abrangida por áreas protegidas e da Rede Natura 2000. E contém o Parque Marinho Luiz Saldanha, uma área de protecção total, onde são proibidas actividades humanas por ser local de reprodução para espécies como cavalos-marinhos e chocos.

 

Salvador Peres


 Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística



Trêsmaisum levou à cena 

Amores de Mariana Alcoforado e Noel de Bouton

Carlos de Medeiros, no papel de Noel de Bouton, e Maria Emília Castanheira, no papel de Mariana, mostraram um desempenho notável, interpretando, com arte e paixão, o difícil guião da peça "Mariana ou E tudo o resto é nada", escrito por Ana Paula Eusébio a partir das “Cartas Portuguesas”, atribuídas a Mariana Alcoforado.

 


Sóror Mariana Alcoforado, freira do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, e Noel Bouton, jovem oficial francês, que integrava as forças que lutavam por Portugal na Guerra da Restauração, que opunha o nosso país a Espanha, reviveram, na noite de 25 de Setembro, numa estreia absoluta em Setúbal, uma história de amor que fez escândalo na plácida Beja do século XVII, cruzou fronteiras, chegou a França, tornando-se um clássico da literatura romântica universal.


Nas palavras dos autores da dramaturgia da peça, Ana Paula Eusébio e Carlos de Medeiros, a ideia central foi de levar à cena um encontro improvável. Um amor impossível perdido na memória. O que anteriormente foi desejo incontrolado, entrega, passou a espera, dúvida, desespero, culpa. 

"Mariana ou E tudo o resto é nada", uma peça de teatro da companhia Trêsmaisum, esteve em cena na Casa da Avenida, em Setúbal, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.


A tradução das Cartas é de autoria de Vítor Amaral de Oliveira. O texto inédito foi escrito por Ana Paula Eusébio. A dramaturgia é de Ana Paula Eusébio e Carlos de Medeiros. A encenação e concepção de cenário é de Ana Paula Eusébio. Os figurinos, de Ana Paula Eusébio e Carlos de Medeiros. A execução de cenário, de Tim Madeira e António Alves da Costa. Os adereços, de Tim Madeira. A sonoplastia, de António Alves da Costa e Carlos de Medeiros. A fotografia, de Henrique Calvet. 

Salvador Peres

 
Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística


Festival de Cinema Finisterra Portugal

apresentado na Casa do Alentejo


Foi apresentado, no passado dia 23 de Setembro, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o XIII Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival que vai realizar-se de 5 a 7 de novembro, em Sines.



Na mesa estiveram Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara de Sines; José Manuel Santos, Presidente do Turismo do Alentejo; Ana Marques, Presidente da Portugal Film Commission; e Carlos Sargedas, Director dos Festivais Finisterra e Presidente do Arrábida Film Commission.



No referido Festival estarão filmes da autoria e realização de elementos do Synapsis. Inclusive, no trailer de promoção estão passagens de filmes realizados por Alberto Pereira, com actuações de Nuno David e João Completo e guiões de Salvador Peres.

José Alex Gandum


Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística



Festa do Livro em Belém

Realizou-se este fim-de-semana a 10.ª Festa do Livro de Belém, nos Jardins da Presidência da República, que poderá ou não ser a última edição, consoante o próximo ocupante do Palácio de Belém dê seguimento à iniciativa. Apesar do tempo instável, a afluência foi bastante grande e não faltaram, claro, as habituais selfies com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


 

José Alex Gandum


Synapsis 15 anos - Um espaço de cidadania e expressão artística

FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Imagens de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres






Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Serra de Agostinho” arrecada 3.º lugar no Festival Finisterra Brasil Film

Exposição “Faça-se Luz” abre comemorações dos 50 Anos da Diocese de Setúbal

A Exposição 'Faça-se Luz', em Setúbal, foi inaugurada no dia 16 de Julho