Multidão Anónima - José Alex Gandum
José Alex Gandum nasceu em Almada, mas as suas duas costelas alentejanas têm uma
grande influência na sua filosofia de vida. Tem 60 anos e é jornalista, opção
que só tomou depois de ter frequentado Agronomia (e ter desistido para entrar
em Comunicação Social) e ter tirado a especialidade em Marketing e Publicidade.
Mas o "bichinho" da escrita já vinha de muito longe, e aos 12 anos -
com a ajuda da mãe - mandou fazer uns cartões de visita onde mencionava ser
escritor e jornalista, premonição que está realizada só a 50 por cento, pois os
escritos a solo ainda estão nas gavetas. Participou, no entanto, em dezenas de
colectâneas de poesia, ficção, ensaios... além de ter feito centenas de
entrevistas e ter escrito milhares de textos, publicados nos mais diversos
órgãos de comunicação, desde o Semanário Expresso a jornais desportivos e
económicos, e - mais recentemente - em publicações de Ambiente, Energia e
Sustentabilidade.
A par da escrita sempre mostrou um
interesse muito grande pela imagem, fazendo-se acompanhar desde muito cedo de
máquinas fotográficas. Profissionalmente, começou a fotografar no Semanário
Expresso e desde aí nunca mais parou, prevendo ter mais de três milhões de
fotografias feitas a partir da "democratização" da fotografia, que
foi o advento da fotografia digital, tanto pessoal como profissionalmente.
Ganhou alguns concursos literários, em
especial antes do ano 2000, mas os seus principais prémios foram na área da
fotografia. Desde o ano 2000 tem feito Exposições em média de três em três
anos, algumas colectivas, outras individuais, muitas delas com a chancela do
Synapsis. Os seus temas preferidos em termos de imagem são as Pessoas,
especialmente pessoas anónimas nos seus vai e vens de todos os dias, tendo
alguma aversão à fotografia retrato e de estúdio. Nos últimos anos - e ainda
com a contribuição do Synapsis - tem enveredado também pela fotografia de
Ambiente, até porque em breve vai lançar um projecto na área das Alterações
Climáticas. É membro fundador do Synapsis.
Comentários
Enviar um comentário