Carta encontrada numa garrafa em Tróia - Ângela Fonte-Nova

 


Carta encontrada por um pescador acidental, nas margens da praia da Caldeira, em Troia. A carta, acondicionada numa garrafa, rezava assim:

 

Estuário do Sado, 22 de Junho de 2003

Meu querido Leandro,

Espero que te encontres feliz e bem de saúde na data em que esta carta, hoje lançada ao rio, chegar ao teu conhecimento. Se é que algum dia a vais receber, o que considero pouco provável, embora deposite muita esperança na sábia constância do vaivém das marés.

Acuso a recepção das muitas cartas que não me enviaste, essa outra face visível do muro de silêncio que ergueste entre nós, desde aquele dia em que o nosso amor, num repente, se desfez em pó.

Não, não tenho estranhado esse teu absoluto silêncio. Sabia que seria assim. Essa estranha e persistente ausência que tão de repente cresceu em ti, meu querido Leandro, foi um duro golpe que ainda hoje, passados dez anos, me custa a suportar. Tu, que eras tão apaixonado, tão carinhoso, atento e presente, nesse tempo já tão longínquo, quando o mais puro amor tomava conta dos nossos corações.

É verdade que eu também nunca te escrevi. Por isso podes também ser mordaz e irónico e dizeres que acusas o recebimento da correspondência que nunca te enviei e que também sou parte do muro que nos separa. Sim, é verdade, podes dizê-lo. Mas há uma grande diferença entre nós: contrariamente a ti, eu nunca te esqueci.

O mundo rodou largos milhares de vezes desde o dia em que nos separámos e eu continuo sem saber como viver com esse teu absurdo silêncio.

Por isso, meu amor, decidi remeter-te esta carta dentro de uma garrafa e lançá-la ao rio, para que ela siga ao sabor das marés, avançando e retrocedendo, como a vida, numa dança que a levará ao destino que lhe estiver destinado, e esperar que, um dia, ela chegue até ti.


Ângela Fonte-Nova é natural de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. Licenciada em Filosofia, é Professora Agregada na Delaware University, em Newark, Delaware, EUA. Seguidora das ideias do filósofo Agostinho da Silva e grande divulgadora da literatura portuguesa, sobretudo da poesia de Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa, Ângela Fonte-Nova prepara o lançamento, em Portugal, do seu primeiro livro de poemas, sob o título “Em Circuito Fechado”. 

 


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia