Marionetas e Brinquedos da Colecção de Hélder Esdras


Hélder Esdras Martins dedica-se, desde os 16 anos, ao colecionismo. Numa viagem a França apaixonou-se pela temática dos brinquedos ao visitar uma exposição. Possui cerca de dez mil peças, numa colecção que integra os mais variados tipos de origens de brinquedos, desde o século XIX até aos nossos dias, com especial destaque para os de origem portuguesa.

O interesse e valorização do seu espólio têm permitido a sua participação em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em países como Austrália, Reino Unido, Holanda, Itália, Espanha, Áustria, Irlanda, Suécia, Polónia, Alemanha, Marrocos, Turquia, China, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Brasil.

Os seus trabalhos, com e sobre brinquedos, têm corrido os quatro cantos do mundo e já lhe valeram alguns prémios e distinções: “Universal Toys Traditional”, em 2015 e 2016, nos Estados Unidos; “Património do Nosso Brincar”, em 2016, na Colômbia; “Toy With Story”, em 2017, no Reino Unido; “Jouet Historique Traditionelle”, em 2018, em Marrocos, sendo convidado assíduo dos Museus pela SECULT no Brasil.

Hélder Esdras Martins nasceu no Pinhal Novo (Palmela) e foi, desde muito cedo, para o Montijo, onde sempre residiu. Frequentou a EICM e o Colégio Militar e licenciou-se na área das Ciências da Saúde. No entanto, é a Antropologia e a História que o apaixonam.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia