3 Poetas - O triângulo mágico da Poesia - e-Vox prepara novo concerto para a Primavera de 2021


O e-Vox começou a preparar um concerto inspirado na poesia de três grandes poetas do arco Arrábida, Azeitão e Setúbal: Frei Agostinho da Cruz (séc. XVI), Bocage (séc. XVIII) e Sebastião da Gama (séc. XX). O concerto, que terá por título: 3 Poetas - O triângulo mágico da Poesia, será apresentado ao público na Primavera de 2021. O e-Vox dará lugar à palavra dos poetas num concerto intimista, com música composta sobre a poesia destas figuras marcantes da cultura portuguesa.

Criado em 2002, o e-Vox assume a música como uma linguagem harmónica e poética, criando ambientes que proporcionam desfrutar a palavra dos poetas. O Grupo procura associar às suas composições a poesia de grandes poetas portugueses, com uma especial incidência em poetas do arco Arrábida, Azeitão e Setúbal.

A actividade do e-Vox tem-se desenvolvido, sobretudo, em Setúbal, com múltiplas apresentações públicas associadas a eventos culturais de relevo da cidade, como, por exemplo, as comemorações anuais de Bocage e Sebastião da Gama e, mais recentemente, as comemorações do nascimento e morte de Frei Agostinho da Cruz.

A grande preocupação do grupo, para além da procura de novas sonoridades, é a criatividade e diversidade que tenta dar a todas às suas produções. O e-Vox é o produtor de todos os seus espectáculos, aparecendo estes sempre associados a outras manifestações de arte, como a poesia, a pintura, a fotografia, o cinema e a performance e uma cenografia pensada em função dos espaços e dos temas escolhidos.

Uma guitarra clássica semi-acústica (Salvador Peres) e um piano eléctrico (Alberto Pereira). É da conjugação harmónica destes instrumentos, a que se sobrepõe, fazendo a síntese, a voz de Diná Peres, que o e-Vox se alimenta criativamente. A sonoridade do Grupo é um misto de referências de música contemporânea, ambiental e erudita. 


https://www.youtube.com/watch?v=rld1h0Bj4gE


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia