A minha memória de João Cutileiro - Francisco Borba

 

‘’Passei a minha vida toda, penosa e lentamente, escalando até ao cume do Evereste. Agora velho, "quebrada a espada já, rota a armadura", olho para trás por cima do ombro e vejo que me enganei: em baixo estão as Penhas da Saúde.’’ João Cutileiro


O meu convívio com o João Cutileiro foi fugaz e interpolado, ao longo dos anos. Conheci-o, em sua casa, numa tarde luminosa de Maio de 1996. Há muito que admirava a sua obra, dispersa em exposições e lugares vários do nosso país, e tinha decidido procurá-lo, para lhe adquirir uma peça que queria oferecer à Ana, que completava 50 anos em Junho desse ano. Consegui o telefone, já não me lembro bem como, e liguei-lhe. Conversa curta, cordial pôs-me duas alternativas: ‘’em Lisboa, onde tenho umas peças, ou, se quiser, aqui em casa, em Évora, onde trabalho. Conhece Évora?’’. Optei pela segunda hipótese, movido pela curiosidade natural de conhecer o verdadeiro santuário das suas produções. O João vivia numa casa tradicional, num espaço que tinha sido uma antiga quinta dos arredores da cidade, fora das muralhas, mas que naquele tempo se podia considerar já no centro, ‘’engolida’’ pelo crescimento urbano. O acesso era facultado através um grande portão. Lá chegado, puxei pela corrente da sineira que surgia através do gradeamento. O ladrar de um cão e, passados uns instantes, o som de passos vindo do pátio, deram conta que a minha chegada tinha sido conhecida. E o portão abriu-se.

Do outro lado estava um homem, dos seus 60 anos, cabelo branco, barba branca cortada curta, óculos redondos de aro metálico, e que vestia uma t-shirt branca, onde pendurava, com um par de suspensórios pretos, umas calças largas, que caiam sobre umas botas empoeiradas de pó de pedra. Um sorriso bondoso e simpático. Feitas as apresentações, caminhámos até a entrada da casa. Para lá chegar, uns curtos trinta metros, atravessava-se um grande pátio onde jaziam, de forma desordenada, inúmeros blocos de pedra de vários tamanhos. No meio, uma portada de ferro, onde pendiam duas grossas correntes ligadas a um cadernal. Ao fundo, via-se um grande armazém que se adivinhava ser a oficina.

Entrámos! Entrar em casa do João Cutileiro, era mergulhar na Arte no mais genuíno sentido do termo. Logo no ‘’hall’’ diversas obras (esculturas) surgiam do chão e muitas outras preenchiam as paredes. Ao fundo, uma porta larga dava acesso a uma divisão com uma ampla janela virada a sul que iluminava todo o espaço, repleto de pequenas obras, algumas em cima de uma mesa, e outras, peças recortadas no mármore e desenhos, penduradas nas paredes. Do lado direito, em sentido contrário, uma escada dava acesso ao andar superior, e, aí, as paredes por lá acima estavam cobertas e desenhos e fotografias. Expliquei ao que vinha e o João lá me foi elucidando: ‘’Olhe, esta é original e exemplar único. Esta também é original, mas dela fiz n cópias’’.

Predominavam as paisagens alentejanas, construídas com mármore recortado de várias cores, e figuras femininas, muitas, carregadas de erotismo. Mas depressa a minha atenção se desviou para as muitas fotografias que ornavam as paredes da escadaria. ’’Não sabia que também fotografava...‘’.

Explicou-me que era uma paixão antiga. E que aquilo que gostava de fotografar era gente! Gostava de retrato, acima de tudo. O que era corroborado pelas imagens expostas: exclusivamente retratos! Contou-me um pouco da sua vida e explicou-me que a sua ida para Inglaterra, Londres (1955-1970), onde fotografou bastante, foi, neste particular, determinante. Foi lá que tinha optado definitivamente pela escultura. As horas passadas na câmara escura não eram compatíveis para fazer as duas coisas. Entretanto, tinha-se-nos juntado a Margarida, sua mulher, discreta, muito simpática e muito bonita. Pensei: ’’É claro que o João tinha que estar casado com uma mulher bonita!‘’

Este nosso primeiro encontro durou largos minutos. Nesse dia, optei por uma paisagem alentejana, e... prometi voltar.

E voltei. Várias vezes. E ainda nesse mesmo ano, quando lhe telefonei, para uma segunda visita, lhe perguntei: Lembra-se de mim? – Claro que sim! O Borba sem ser tinto!! (risadas) O João tinha um fino sentido de humor e terminava muitas a vezes as frases com três pequenas risadas que lhe eram muito caraterísticas.

Fiz ao longo dos anos várias visitas a este lugar fascinante. Nalgumas delas, encontrei-o a trabalhar com os alunos seus e percebi que ali também fazia escola. Inexplicavelmente, não tenho nenhum registo fotográfico destas minhas peregrinações. Não sei porquê, a Leica ficou sempre no carro.

A sua obra como escultor é incontornável, para além do mais inovadora e até revolucionária. Mas, os seus desenhos, têm um nível absolutamente superior. Porém, se como reza a sua biografia, não tem sido a pedra o seu principal chamamento, o João Cutileiro, como fotógrafo, tinha indiscutivelmente palco internacional ao nível de um Alfred Steiglitz ou Robert Frank. Realizou, em Portugal, daquilo que conheço, além de outras, duas exposições de fotografia que considero notáveis e atestam bem o que afirmo.

 Uma, em Outubro de 2008, na P4Photography, "Photographs by João Cutileiro - Vintage nudes from the 60s and 70s" como lhe chamou o Alexandre Pomar, curador e autor do prefácio do catálogo. Nesta exposição, as imagens foram postas à venda, revertendo o produto a favor da ‘’Abraço’’. Eram, na sua maioria, nus, registados durante o tempo que permaneceu em Londres. O jornal ‘’Público’’ publicou uma extensa reportagem desta exposição, ilustrada com reproduções de algumas fotografias expostas, o que valeu, segundo constou na altura, que a fotografada, ao tempo residente do outro lado do Atlântico tenha movido um processo judicial ao Luís Trindade responsável pela Galeria.  A segunda, a meu ver a mais importante, João Cutileiro 80 anos 1937-2017Registos 1952-2017, realizou-se na Guarda, em Outubro de 2017. Podemos ver no catálogo, acedendo-lhe pelo link abaixo, e constatar e enorme talento do João Cutileiro como retratista.

Há dias, fui a Évora. Ao entrar na cidade lembrei-me dele e apeteceu-me bater-lhe à porta, mas o que me levava por ali não me deixou espaço para isso. No regresso, quando cheguei a casa, estava no ar a notícia da sua partida. Ironias do destino!

Tenho, na minha colecção, meia dúzia de peças produzidas pelo João, com as quais ‘’converso’’ de vez em quando, com imensa saudade dos momentos fugazes do seu convívio.


https://issuu.com/museudaguarda/docs/_cat__logo_jo__o_cutileiro__online_




Comentários

  1. Excelente testemunho, este do Francisco Borba! Gostei pela emoção que perpassa, pelo retrato de palavras, pelo que de humano ressalta do fazer arte. Obrigado pela partilha, Francisco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João ! Vindo de si é um comentário que muito me gratifica e muito me responsabiliza ! Um forte abraço

      Eliminar
    2. Gostei tanto deste testemunho...
      Um abraço Malhador

      Eliminar
  2. Um texto fascinante. Obrigado, Francisco Borba, pela partilha e pela memória de quem não merece ser esquecido. Um abraço, Alex

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia