Ao livreiro velho Manuel Medeiros


Vídeo-efeméride que homenageia dois poetas e pensadores que já partiram de entre nós, do qual guardamos eterna saudade, e que escolheram Setúbal, onde viveram, para nossa felicidade.

Poesia de Daniel Nobre Mendes sobre Manuel Medeiros. Setúbal e os Açores como paisagem infinita e interna comum.





Daniel Nobre Mendes é natural de Beja e aí, desde muito cedo, teve contacto com democratas, comunistas, ciganos, anarquistas e republicanos. Nasceu em 1941 e foi correspondente do Jornal “República” na sua juventude; também morou no Brasil e em Setúbal, onde fez conferências marcadamente anti regímen, integrando a chamada campanha eleitoral, em 1969, com discursos e atitudes de “persona non grata”; escreveu para o Jornal “Diário do Alentejo” e “O Setubalense”; foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, frequentou o curso Médico, em Lisboa e Coimbra e, também, o curso de História da Universidade Aberta.

O autor dedicou-se ao estudo da literatura, política, filosofia e história. Publicou três livros. Faleceu em 2020.   


https://youtu.be/_HlBZMj8KyU


Eduardo Carqueijeiro

Comentários

  1. Que pessoa interessante que o Eduardo trouxe aqui ao blogue e que foto de capa, simplesmente sublime. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Eduardo Carqueijeiro, pela partilha e conhecimento de duas tão distintas, quanto fascinantes pessoas: Manuel Medeiros e Daniel Nobre Mendes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia