Caminhos de Santiago - Testemunho de uma Peregrina

 

O Caminho de Santiago é uma alquimia do tempo com a alma. Um encontro com o nosso interior, a descoberta do autoconhecimento e o encontro de respostas mesmo sem as procurarmos.

Quando saí para fazer o meu primeiro Caminho, não tinha nenhum motivo, queria apenas fazer algo diferente para descansar e sentir a experiência do que era sair de mochila às costas com meia dúzia de coisas e sem o conforto dito normal! A experiência foi mágica, única e descobri o verdadeiro espírito do que, para mim, é viver. Sobretudo descobri o que me faz mais feliz, as coisas simples da vida.

Entretanto, voltei a fazer outros caminhos e os motivos que me levaram a percorrer tantos quilómetros na direção do Apóstolo Santiago de mochila às costas, é saber que vou encontrar respostas para as incertezas da vida. É saber que vou viver emoções e absorver histórias. É ter a necessidade de libertar lágrimas e sorrisos, é sentir a liberdade.

Ser peregrino é ter um espírito audaz e aventureiro, é querer partilhar, é prescindir dos bens materiais, principalmente do conforto.

O caminho é um mistério e cabe a cada peregrino desvendar o motivo porque o levou a percorrer aqueles quilómetros. É um ensinamento e faz acreditar que à chegada nos aguarda uma verdade que nos acompanhará para o resto da vida.

O caminho tem uma energia exclusiva que nos marca para sempre.

 

Rosário Pereira




Comentários

  1. Muito bom, parabéns! Em poucas palavras vemos descrito todo um mundo de sentimentos e caminhos do peregrino. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, a Rosário Pereira é minha Amiga e uma pessoa com projectos de vida bem definidos, os quais passam pelas caminhadas, a fotografia, o desfrutar da Natureza e pela Poesia (com dois livros já publicados), por exemplo.

      Eliminar
    2. Muito obrigada Alex, pelo esclarecimento. Só tenho feito a peregrinação a Fátima, mas é meu objectivo fazer o caminho de Santiago. E então estes caminhos do Alentejo, adoraria. E que tal combinar um com o Synapsis?

      Eliminar
  2. Um testemunho que abre o apetite para fazermos o Caminho quantas vezes pudermos. Sei de quem o fez há poucos meses e de outros que estão a fazê-lo mesmo com estas limitações dos confinamentos, mas quem quiser ir com mais à vontade, vale a pena esperar mais uns tempos, Eu próprio tenho como um dos meus objectivos de vida fazer este Caminho, tanto mais que agora há dois percursos novos que passam pelo Alentejo.

    ResponderEliminar
  3. O que é o Caminho ? O que faz tanta gente, de tantas proveniências distintas, de diferentes idades e condição social colocar a mochila aos ombros e pés a caminho? Nos anos 80 fui conhecer a Galiza. Depois duma monumental molha na Corunha, dumas valentes noitadas em O Grove e Sanxenxo fui até Santiago. Mais do que a imponência da Catedral uma conversa com Peregrinos que tinham feito o Caminho Francês a partir de Roncesvalles aguçaram o apetite e a vontade de descobrir o Caminho.
    Passaram-se décadas e o assunto ficou arrumado num canto das tarefas por cumprir cada vez mais esquecido.
    Em 2017 amigos de sempre fizeram o Caminho e despertaram a vontade esquecida e acomodada no baú da memoria. Na Pascoa de 2018, eu e a minha esposa, "colámo-nos" ao grupo e saímos de Valença debaixo de chuva torrencial e conseguimos chegar a Santiago 5 dias depois debaixo da mesma chuva. Apesar de alguns erros de alimentação e doseamento do esforço, o encontro com Deus, com a História, connosco próprios e com os Amigos que partiram connosco e que se foram cruzando foram duma riqueza incomensurável. Resultado: em 2019 fiz o Caminho Inglês , partindo de Ferrol e em 2020, vencendo também o receio da pandemia fiz com a minha esposa e filha mais nova Ponte de Lima - Santiago. Não existem adjectivos para qualificar estas experiencias .O Caminho é a nossa Vida,,, dias bons, dias maus, altos e baixos, alegria e gargalhadas que alternam com o "barulho" por vezes ensurdecedor do silencio, encontros e conversas que que nos tornam pequenos e são lições de vida. Por tudo isto a mochila está a jeito as botas preparadas e assim que o hospital e o covid me autorizarem ir de férias arranco....
    Não sei quando, não sei qual o caminho que vai ser escolhido, nem onde vamos pernoitar. Não me interessa. Interessa fazer o Caminho. É aí que está a riqueza. A riqueza que nos faz esquecer o cansaço, as dores musculares, as bolhas e uma ou outra unha "que tem de ser trocada". A riqueza que nos limpa a mente e prepara para mais um ano de trabalho. A mesma riqueza que nos angustia no regresso a casa nos faz sonhar com o próximo Caminho.
    O próximo Caminho...
    Não sei quando, não sei onde, só sei que vai ter que ser....

    Bom Caminho a todos !

    João Paulo Pedrosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela bela reflexão, João Paulo Pedrosa. Apenas fiz peregrinação a Fátima, mas gostaria muito de fazer o caminho de Santiago.Agora ainda mais me despertou a curiosidade este seu texto, os novos caminhos pelo Alentejo...Os caminhos que nos levam à descoberta do nosso peregrino, são fantásticos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia