O que pode ler no Magazine Synapsis de Inverno

 Pode ler no Magazine, na secção ARTE DA VIDA:

 

Cuidar é Ser e Viver, de Frei Hermínio Araújo

“Um pequeno texto, com mais de 2000 anos, talvez seja um dos que melhor nos indica o caminho a seguir para uma “Arte da Vida”. Refiro-me à Fábula-mito de Higino ou Fábula-mito do Cuidado. Está relacionada com Caio Júlio Higino (64 a.C. - 17 d.C.), escritor da Roma antiga, amigo de Virgílio, Ovídeo e Séneca. Higino escreveu vários textos e compilou outros, deixando as suas marcas pessoais nas compilações que fazia, como no caso de ´Fabulae´.”

Política de Naufrágio, de Viriato Soromenho-Marques

“Entre 23 e 31 de Janeiro de 2021, em apenas 9 dias, a Covid-19 ceifou 2 562 vidas em Portugal. Para ficarmos com uma noção mais clara da magnitude da catástrofe em curso, que se arrastará ainda por muitas semanas, basta percebermos que, no ano passado, para somarmos o mesmo número de mortos foram necessários 245 dias, entre 2 de Março e 2 de Novembro! Como foi possível chegarmos a esta situação, sem ser pela exclusiva evocação do atrito e do cansaço desta longa crise?”

Solidariedade e Voluntariado - Cidadania activa para um desenvolvimento sustentável, de Isabel Melo

“A nossa postura na vida ou a sorte que a vida nos dá, pode-nos remeter para a acção e envolvimento no voluntariado e solidariedade. Pessoas com preocupação pelo outro e dadas a causas, facilmente são impelidas para este compromisso nas diversas actividades do sistema de bem-estar. Estas acções sociais implicam uma envolvência e um dever da pessoa que as pratica, tentando alcançar o bem comum ou bem-estar da comunidade.”

Vida(s) que tentamos definir, de João Reis Ribeiro

“Para que uma história exista, vários ingredientes lhe são indispensáveis - quem a conte, um espaço, um tempo, personagens e... acção. Nenhum deles pode falhar, sob pena de não termos história. Ou de não termos vida. É por isso que todas as vidas podiam dar uma história ou, como diz o desejo generalizado, todas as vidas podiam dar um filme, de actores que gostamos de ser, mesmo que apenas nas nossas privanças e andanças.”

A arte e a vida, de Adérito Vilares

“É trivial matizarmos as nossas conversas do quotidiano com expressões que sugerem a vida de cada um de nós como um trilho predestinado, desenhado com curvas e contracurvas, campos de batalha e contextos de placidez, lágrimas e sorrisos, instantes de dor e de prazer, em que nada mais resta a fazer senão acolhê-lo e prossegui-lo até ao fim.”

Mas o Magazine não se esgota na sua temática central. Este número conta com a participação de outros colunistas, fotógrafos e artistas plásticos. Ele visita a obra de Nuno David, sobrevoando a sua pintura “filha desse casamento imperecível e apaixonado entre a Serra da Arrábida e o Rio Sado”, surpreende-nos com o cartoon de Alberto Pereira, com a crónica de João Coelho e a sugestão de leitura de Elisabete Caramelo; encanta-nos com as descrições sobre os Caminhos de Santiago da peregrina Marta Gonzaga e de José Alex Gandum, que também nos traz belas recordações com as Memórias Synapsianas de Inverno. 

Salvador Peres


Pode solicitar o envio do Magazine Synapsis através do endereço de email: Synapsis11@gmail.com





Comentários

  1. A melhor das Artes! A Arte da vida, espelhada nas sua diversas vertentes!

    ResponderEliminar
  2. Uma edição única, um Magazine/Revista cada vez melhor e com mais pontos de interesse. Parabéns a todos os colaboradores e leitores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia