Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama: uma visita pelos trilhos da poesia, da Arrábida e do amor

 

A Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama foi inaugurada em 10 de Abril, dia em que passaram 97 anos sobre o nascimento do poeta azeitonense, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Anfitriões foram a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a Presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, e a Presidente da Direcção da Associação Cultural Sebastião da Gama, Alexandrina Pereira.

Os discursos estiveram a cargo de Maria das Dores Meira e de Marcelo Rebelo de Sousa, ambos podendo ser ouvidos nas páginas da Câmara Municipal de Setúbal e da Presidência da República, respectivamente. Se a intervenção da edil setubalense fez o elogio de Sebastião da Gama no que ele representa para a cultura local, a comunicação do Presidente da República foi uma aula sobre Sebastião da Gama, as suas relações culturais e a sua actualidade. A poesia de Sebastião da Gama esteve também presente pela voz da actriz Manuela Couto. Após o descerramento da lápide a assinalar o evento, houve visita demorada às instalações.

No piso térreo, existe uma exposição com objectos pertencentes a Joana Luísa (1923-2014) e a Sebastião da Gama (1924-1952), além de uma cronologia detalhada sobre a biografia de ambos. O visitante pode ainda assistir a dois documentários videográficos, realizados por António Martins - um, sobre Sebastião da Gama e Joana Luísa, assente em documentação fotográfica do “Fundo Sebastião da Gama”, que inclui curta filmagem do casamento dos dois, ocorrido em Maio de 1951, roteiro elaborado por João Reis Ribeiro, com locução de Dina Barco; outro, sobre o texto “A Região dos Três Castelos”, de Sebastião da Gama, viagem pela Arrábida e seus arredores, com locução de António Martins e Dina Barco. Na exposição deste piso, há ainda a marca de dois synapsianos, Eduardo Carqueijeiro e Nuno David, na tela “Pelo sonho é que vamos”, de 2011, pintada ao longo de um concerto do grupo e-Vox sobre poesia de Sebastião da Gama que aconteceu em 15 de Outubro desse ano no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.

No primeiro andar, o destaque vai para o Centro de Documentação, que reúne a biblioteca que pertenceu a Joana Luísa e a sua irmã, Eugénia Rodrigues (1924-2011), onde se incluem todas as edições da obra de Sebastião da Gama, bem como recolha apreciável de obras que o antologiam ou que se lhe referem, e o fundo de manuscritos e dactiloscritos do poeta, que integra poesia, ensaio, correspondência, palestras, diarística e apontamentos de estudo.

Visando alimentar a memória dos dois patronos, esta Casa, resultante de uma parceria entre a Associação Cultural Sebastião da Gama, Junta de Freguesia de Azeitão e Câmara Municipal de Setúbal, tem como missão principal promover a divulgação, a mensagem e o estudo da obra do poeta e exaltar a dedicação que a esta obra prestou sua esposa, Joana Luísa.

O horário de funcionamento é o da rede municipal de museus - de terça a sexta, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00; no fim de semana, das 14h00 às 18h00 (de 16 de Setembro a 31 de Maio) e das 15h00 às 19h00 (de 1 de Junho a 15 de Setembro). Informações e marcação de visitas podem ser feitas pelo telefone 969754510 ou pelos endereços electrónicos casamemoriasgama@mun-setubal.pt ou acsgama@sapo.pt .

 

João Reis Ribeiro





Fotografias de reportagem: Câmara Municipal de Setúbal e Presidência da República.






Comentários

  1. O aparecimento da Casa-memória Jona Luísa e Sebastião da Gama vem acrescentar um espaço de grande valor e alcance para o aprofundamento da obra do Poeta. A Associação Cultural Sebastião da Gama está de parabéns. E Azeitão ganhou um equipamento de grande prestígio.

    ResponderEliminar
  2. Mercê do esforço e da dedicação de algumas pessoas, em especial do João Reis Ribeiro, Sebastião da Gama não tem passado ao esquecimento. Ainda bem, Grande bem-haja. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns a todos os envolvidos na concretização da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama! Sem dúvida, virá enriquecer muito o trabalho de divulgação do poeta e da sua obra, já tão bem dinamizada pela Associação Cultural Sebastião da Gama.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia