Synapsis 2010-2021 - 11 anos de arte, cultura e cidadania

 

No dia 9 de Abril de 2010 foi criado, em Setúbal, o grupo Synapsis, cuja ideia fundadora foi guiada por princípios de intervenção e organização inovadores. O grupo assumia a sua actividade na base da informalidade, sem sede, estatutos e quotas; recusando subsídios, patrocínios ou qualquer outra espécie de fundos para produzir as suas actividades, cabendo aos seus membros financiar as suas iniciativas; sem corpos gerentes, sendo a liderança dos projectos repartida pelos seus membros em função dos projectos a desenvolver; buscando parcerias com outras entidades ligadas à cultura e cidadania; aberto a todas as correntes de opinião e expressão artística.


O manifesto fundador deixava claro que o grupo se assumia como um movimento de artistas, criadores e intelectuais, cujos membros partilham uma visão de intervenção cívica, sustentada nos valores da cidadania activa, assumindo-se como cidadãos livres e independentes, no respeito pela liberdade de opinião e expressão, sem identificação com qualquer tipo de correntes de opinião política, ideológica, filosófica ou religiosa.


O manifesto também era explícito sobre os seus objectivos, que passavam pela dinamização de espaços e momentos de intervenção cultural, artística e ambiental, através de recursos próprios ou de parcerias estabelecidas com entidades ou instituições pertencentes ao tecido cultural e artístico nacional.


Ao longo destes onze anos, o Synapsis realizou cerca de duzentos acontecimentos culturais, envolvendo perto de 9.000 participantes. Percorreu os caminhos da Arrábida e do Sado, em dezenas de caminhadas pela natureza, com o sentido pedagógico de mostrar a beleza e riqueza ambiental da nossa região e de passar a mensagem sobre a necessidade de preservar esse bem inestimável. Criou, em Maio de 2010, o Blogue Synapsis, que registou, até ao presente, quase 39 mil visitas. Iniciou, em Abril de 2017, a publicação do Magazine Synapsis, uma publicação trimestral de divulgação cultural, artística, científica e ambiental, tendo já publicado 17 números. O Blogue e o Magazine têm contado com inúmeras e prestigiadas colaborações de reconhecidos artistas, escritores, poetas, ambientalistas e intelectuais.


Desde a sua fundação, o Synapsis conta com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), que o tem acompanhado, de forma empenhada e generosa, numa jornada cheia de momentos gratificantes e inesquecíveis, vividos em dezenas de serões culturais (Sextas de Arte e Ciência), com convidados das mais diversas áreas da cultura e ciência.


Desde 2017, o Synapsis conta, também, com a parceria da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA). De parceria com esta prestigiada associação, o Synapsis produziu alguns acontecimentos relevantes, de que se destaca a exposição “Mutatis Mutandis: Retábulo da Igreja de Jesus: novas memórias e novos sentidos” e, mais recentemente, o filme-concerto sobre Frei Agostinho da Cruz, “Nesta Serra do mar largo cercada”.


Na passagem do seu 11.º aniversário de actividade ininterrupta, o Synapsis sente que o caminho percorrido foi proveitoso e compensador, encarando o futuro com a ambição de fazer mais e melhor. E manifesta o seu empenho em dar continuidade ao seu projecto de envolvimento com a sociedade, com a alegria, o desprendimento e o sentido de serviço que caracteriza o grupo desde a sua fundação.

 

Salvador Peres




















Comentários

  1. Parabéns ao Blogue e aos seus fundadores por mais um aniversário.
    Que um e outros tenham longa e feliz vida.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente incríveis estes 11 anos e estas memórias, tão bem escolhidas, entre tantas e tantas por que os membros do Synapsis e os seus Amigos passaram... e o futuro começa ao 11º aniversário. Parabéns a todos os synapsianos.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Synapsis, que tão bem na arte, cultura e cidadania se tem implantado ao longo dos anos! Grupo sui generis que de uma forma genuína e altruísta se dá à cultura. Que venham muitos mais anos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia