Sesimbra, Cabo Espichel e Campo Maior - Mar e História

 

Esta semana as propostas Synapsis de viagens e lugares vão levar-nos a Sesimbra e Cabo Espichel (Um paraíso junto ao mar) e Campo Maior (um lugar riquíssimo em história e património).


De Sesimbra ao Cabo Espichel por mar


Fazer a viagem de barco entre Sesimbra e o Cabo Espichel é ter uma autêntica lição de geologia. Ou melhor, várias lições: a geologia deste percurso é com certeza das mais ricas de Portugal em termos de antiguidade e da própria história da Terra, pois aqueles rochedos sobranceiros ao mar mostram milhões de anos de vida neste planeta, com manifestações e movimentações geológicas que moldaram aquele troço das serras sobranceiras ao mar da Península de Setúbal. 

Oportunidade também para usufruir da praia da Ribeira de Cavalo, um paraíso apelativo apenas com acessos por mar ou pelas escarpas íngremes da serra. Há várias empresas a fazerem estes passeios e estes trajectos por mar: 

https://www.google.com/search?q=barco+sesimbra+praia+ribeiro+do+cavalo&rlz=1C1FGUR_pt-PTPT912PT912&oq=barcos+sesimbra+praia+do+cavalo&aqs=chrome.1.69i57j0i22i30.12713j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Fotos e texto: José Alex Gandum

 





                                 **************************************************


Campo Maior, do café ao património

 

Quando se fala em Campo Maior pensa-se de imediato em café e flores, porque é ali que os Cafés Delta, do Comendador Rui Nabeiro, difundem o seu aroma para o Mundo, e a Festa do Povo das Flores (com as ruas da vila decoradas com milhões de flores artificiais feitas pelos campomaiorenses) tem conquistado milhares de turistas nas últimas décadas. 

Mas Campo Maior não é só café e flores. A vila e o concelho são riquíssimos de história e de património, construído e natural. Historicamente, Campo Maior ocupa um lugar de destaque na manutenção da independência de Portugal, embora, e infelizmente, isso não venha devidamente mencionado nos livros escolares. 

Terra rica em lendas, a fortificação abaluartada de Campo Maior (recentemente reabilitada) é um dos ex-libris da localidade, com uma ampla vista sobre toda a região, albergando ainda um Centro Interpretativo. Além do riquíssimo património religioso edificado, Campo Maior tem diversos Museus de grande interesse, como a Casa Museu Sta. Beatriz da Silva, Museu de Arte Sacra, Lagar Museu ou Centro de Ciência do Café, entre muitos outros. O património natural é de enorme importância com destaque para a zona de Ouguela, fronteiriça com Espanha.

De Campo Maior, o visitante sai mais rico em história, em tradição, em identidade, em emoção. Mais informação pode ser obtida em vários sites, um deles https://campomaior.pt/ 

 

Texto e fotos: Henrique Casaca








 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia