Cinema, banda desenhada e teatro

Esta semana, o blogue Synapsis convida-os a conhecer o início das filmagens de um filme sobre Sebastião da Gama, o lançamento do livro de banda desenhada "O Pescador de Memórias", de Miguel Peres e Majory Yokomizo e a estreia da peça de teatro "Jardins por enquanto", com dramaturgia e encenação da Ana Paula Eusébio.




Alberto Pereira filma Sebastião da Gama

Está em curso a realização do filme “Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”, de Alberto Pereira.

O desenvolvimento do filme, uma ideia original de Alberto Pereira, assenta num puro acaso: a descoberta, por um desconhecido, de um livro de Sebastião da Gama, perdido num banco de jardim. A pessoa que encontra o livro nunca ouviu falar de Sebastião da Gama, mas fica curioso e inicia um caminho de descoberta do Poeta e da sua obra. Ao longo do filme, essa pessoa vai narrando a forma como chegou ao conhecimento do Poeta.

“Itinerário” é o título de um dos poemas de Sebastião da Gama e é, também, de alguma forma, o roteiro que o protagonista tem de fazer para chegar ao conhecimento do Poeta.

João completo protagoniza a personagem que parte em busca de Sebastião da Gama.

O guião e a banda sonora do filme são da autoria de Salvador Peres.





O Pescador de Memórias, de Miguel Peres e Majory Yokomizo

Foi, ontem, dia 24 de Outubro, apresentado ao público, no Amadora BD, o livro de banda desenhada “O Pescador de Memórias”, de Miguel Peres e Majory Yokomizo.

Lethe está preso numa ilha deserta, sem se lembrar de como lá chegou. A sua única esperança de salvação está na pesca de fragmentos de memória que flutuam pelo mar, peças fulcrais na busca de recuperação da identidade. Um retrato pungente daqueles que sofrem os seus últimos dias com a doença de Alzheimer e uma história sensível sobre o significado das recordações e da família.




“(...) Majory e Miguel são capazes de nos mostrar a complexidade desta imensa perda: a das memórias acumuladas ao longo de uma vida.” - trecho do prefácio de Edmond Baudoin, nome grande na BD franco-belga e mundial, que se predispôs gentilmente a escrever o prefácio do livro, uma honra para os autores e editor.

O livro encontra-se já disponível para compra no site da Kingpin Books, em https://kbportugal.pt/bd-graphic-novels/o-pescador-de-memorias-de-miguel-peres-e-majory-yokomizo-capa-dura.htmlOferta do print para os primeiros 10 compradores online.

Argumento de Miguel Peres. Arte de Majory Yokomizo. Legendagem, design e edição de Mário Freitas. PVP: 14,99EUR




Jardins por enquanto

Três homens de frente para o amor e o desamor, a morte e a vida, a família e a memória, os ajustes de contas e a dimensão desse humano tudo que é nada, frente à vastidão do universo.

Um texto de uma inquietude bela ou a explicação do mundo enquanto se aprende a fazer omeletes, na felicidade simples das brincadeiras de infância. Finalmente, o vinho e as flores que ajardinam a vida e enfeitam ausências dolorosas.



Peça de teatro adaptada da obra literária “Ether & Nether”, de Nuno Calado Mateus.

Dramaturgia e encenação de Ana Paula Eusébio.

Elenco: Carlos de Medeiros, João Paulo Oliveira e Luís Inocentes.

Auditório Fernando Pessa, 11, 12 e 13 de Novembro, 21h00. Casa dos Direitos Sociais (Espaço Flamenga), Rua Ferreira de Castro, Bairro da Flamenga, Lisboa. Metro Bela Vista










Comentários

  1. Excelentes e diversas propostas, o blog Synapsis continua a ser um documento fundamental para sabermos o que de importante vai acontecendo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia