Uma visita a Mértola e o filme "Vermelho", de Kieślowski

Esta semana, o blogue Synapsis recomenda uma visita à região de Mértola, aqui trazida pelo texto e pela lente de Rosário Pereira, e ainda o filme “Vermelho”, da "Trilogia das Cores", do realizador Krzysztof Kieślowski.


Mértola, entre a história e a aventura!

 

Mértola, uma vila no interior alentejano com pegadas que remontam ao neolítico, a presença dos romanos. Antes denominada “Mírtilis Júlia, que depois da invasão muçulmana passou a ser Martulá. Dada a sua localização, Mértola era um importante entreposto comercial através do seu rio, o Guadiana. Este foi um porto fluvial importante ao longo dos anos onde passavam metais preciosos extraídos do interior do Alentejo, mais propriamente da Mina de São Domingos, a qual pode ser visitada.

O centro histórico de Mértola constitui um elevado valor histórico e patrimonial, pois reúne vestígios do passado, sendo agora uma das atrações da vila. O castelo, é um dos principais pontos de visita. É uma estrutura militar de estilo gótico erguido no final do século XIII pelos cavaleiros da Ordem de Santiago para servir de sede ao ramo nacional da ordem depois da reconquista cristã aos muçulmanos. Tem como principal elemento a Torre de Menagem.

Ao final do dia, e atravessando a ponte para a outra margem do rio pode observar-se um pôr do sol incrível sobre o centro histórico da vila e com a imponência do castelo de Mértola.

Mértola é um convite à caminhada e à contemplação de paisagens devido aos diversos percursos pedestres. Um deles é o trilho pelas estepes e o montado de azinho na aldeia do Azinhal. Neste montado destaca-se uma azinheira com 150 anos e 36 metros de diâmetro de copa que surpreende pela imensidão da sua sombra. Foi distinguida como “Árvore Portuguesa 2019”.

Outro trilho que pode ser percorrido é uma pequena rota pelas margens do Guadiana em pleno Parque Natural. Este começa na aldeia de Gafo de Baixo e conduz-nos pelas escarpas que ladeiam o rio Guadiana, também conhecido por “Grande Rio do Sul”. A paisagem vai progressivamente mostrando uma panorâmica sobre a vila de Mértola.

“Entre o Escalda e o Pulo do Lobo”, um trilho selvagem para os mais destemidos onde se percorre as escarpas rochosas e a vegetação ribeirinha. No entremeio das escarpas surge um moinho escondido, testemunho em que o rio noutros tempos teve outra serventia. O percurso segue à beira rio e à medida que o Pulo do Lobo se aproxima o terreno torna-se um maior desafio por ser mais acidentado. A cascata do Pulo do Lobo tem cerca de 20 metros, desce por uma garganta rochosa e desemboca num lago entre rochas. A paisagem é espetacular mas merece toda a atenção por ser muito sinuosa.

Juntar um pouco de história à aventura, é o cenário perfeito para uns dias bem passados, para angariar energia positiva e assim regressar com mais alegria.


Fotos e texto: Rosário Pereira


**************************************************************


Vermelho, de Krzysztof Kieślowski


No próximo domingo, 28, às 11h00, exibi-se no Auditório Charlot o filme " Vermelho" da "Trilogia das Cores", do realizador Krzysztof Kieślowski, numa parceria com o MAEDS.

O filme “Vermelho” (1994), completa a “Trilogia das Cores” do realizador Krzysztof Kieślowski.

Retrata o ideal da fraternidade questionando os enigmas de uma genuína solidariedade entre os humanos. Através da cumplicidade entre a jovem modelo e o velho juiz, o realizador

mostra-nos que mais vale ter alguém com quem partilhar os nossos tormentos, do que sabermos que há quem sofra como nós. (97min | M/16).






Comentários

  1. Que excelentes sugestões, com o lado mais selvagem e menos conhecido da região de Mértola, e um filme de culto difícil de voltar a ver no grande ecrã. Por isso, é de aproveitar.

    ResponderEliminar
  2. Muito boas dicas parta uma visita a Mértola, oportuna informação sobre o filme e excelente fotografia.

    ResponderEliminar
  3. "Vermelho" um filme a não perder, da inolvidável trilogia do realizador Kieslowski.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia