"É-nos dado pensar: pensemos" e dois grandes concertos

É-nos dado pensar: pensemos!

Essa escada que sobes, essa via luminosa que te leva ao pináculo da tua soberba, é a tua vida. Não olhes para trás: sobe. Noutro tempo e lugar, logo chegues ao cimo, descerás. E subirás de novo. Se te mostras pretensioso em cada degrau que sobes, experimentarás a decepção em cada degrau que desces. Essa via luminosa é o teu caminho, que te levará num dia à euforia e noutro à tristeza. Essa via luminosa é a tua vida; é a leveza que te leva ao céu que anseias ou ao inferno que menosprezas.


Texto de Salvador Peres. Fotografia de Carlos de Medeiros



Esta semana o Synapsis sugere dois concertos, um dos maiores cantautores portugueses, Jorge Palma, e outro de homenagem a um dos maiores representantes da música portuguesa, infelizmente falecido há cerca de um ano, Carlos do Carmo.


Jorge Palma em concerto no CCB


O concerto de Jorge Palma vai acontecer no CCB (Centro Cultural de Belém) em Lisboa, no dia 16 de Dezembro. Palma tem-se mostrado um génio, assinando algumas das canções mais simbólicas nas últimas décadas em Portugal, muitas delas com um cunho social e psicológico bastante assertivo

 


"O lado errado da noite", "Bairro do Amor", "Frágil", "Dá-me lume", "Na terra dos sonhos", "Estrela do mar", "Maçã de Junho", "Deixa-me rir", "Só!", são alguns dos temas que se tornaram ícones do melhor que se fez e faz na música portuguesa. "Encosta-te a mim", "A gente vai continuar" ou "Portugal, Portugal" vieram demonstrar a versatilidade e a qualidade poética e musical de Jorge Palma. 



O seu disco de 2004, "Norte", infelizmente menos divulgado que outros, é do melhor que se fez na música portuguesa desde sempre, de onde sobressaem "Valsa de um homem carente" ou "Optimista céptico". 

O concerto de dia 16 (já está agendado outro para dia 22 de Dezembro, devido à grande procura de bilhetes) tem por tema 'Jorge Palma – 70 voltas ao Sol' e nasceu com o intuito de celebrar em palco o seu 70.º aniversário e a sua estreia teve lugar o ano passado no emblemático Castelo de São Jorge, em Lisboa. Uma comemoração musical criada a partir de, e para a obra de um dos maiores compositores e intérpretes de sempre do panorama musical português.

Na conceção musical deste espetáculo, que reúne em palco Jorge Palma e uma orquestra de câmara constituída por 14 elementos, trabalharam os pianistas e compositores Filipe Melo e Filipe Raposo, que ficaram responsáveis por conceber os arranjos para alguns dos temas marcantes da carreira do artista. O trabalho de direção e de seleção dos músicos que constituem o ensemble ficou a cargo do maestro Cesário Costa.


***************************************************

Homenagem a Carlos do Carmo no Altice Arena

Carlos do Carmo, falecido há quase um ano, vai ser homenageado no dia 21 de Dezembro, no Altice Arena, em Lisboa. O concerto tem por tema 'Fado é Amor' e vai contar com a presença de António Serrano, Agir, Camané, Carminho, Dino d'Santiago, Jorge Palma, Mariza, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro e Tito Paris.



O primeiro dia de 2021 ficou marcado pelo desaparecimento de um dos maiores vultos da História do Fado e da Cultura Portuguesa, Carlos do Carmo.

O legado imenso deixado por Carlos do Carmo, recentemente aumentado com a edição do seu disco póstumo, "E Ainda...", é uma enorme herança de todo um país. 

Foi por isso que surgiu a ideia de juntar, no dia do seu aniversário, alguns dos maiores nomes da música portuguesa, artistas de diferentes gerações e de diversos estilos musicais, com quem o fadista se cruzou durante a sua longa e histórica carreira.


Textos e fotografias de José Alex Gandum




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia