Quinta de Alcube: uma caminhada por 7 000 anos de história e Bocage no MAEDS

Esta semana, o blogue synapsis dá a conhecer um lugar extraordinário, localizado entre Setúbal e Azeitão, em pleno maciço da Arrábida: a Quinta de Alcube. E recomenda a conferência “Setúbal na época da inauguração do monumento a Bocage”, com o historiador Albérico Afonso Costa, que vai ter lugar no MAEDS, a 11 de Dezembro, pelas 16h00.




A manhã estava fria, mas não demoveu mais de 40 convivas de se encontrarem, na Quinta de Alcube, para uma caminhada, organizada pelo grupo Synapsis, à descoberta do melhor que têm para oferecer o Alcube e a Serra de São Francisco, lugares mágicos localizados no maciço da Arrábida. E as vistas, os cheiros, a terra e a vegetação moldavam os sentidos. 




O guia-pintor Nuno David foi o cicerone, explicando pelos caminhos de terra batida que o fértil Vale de Alcube foi um dos lugares onde, há cerca de 7000 anos, se instalaram as primeiras comunidades sedentárias de agricultores e pastores da região.

 


Ficou ainda a saber-se que essas comunidades escolheram aqueles lugares devido, principalmente, ao clima ameno do vale, onde os solos leves e a abundância de água foram determinantes para a fixação de populações que se dedicaram à agricultura e ao pastoreio.


A caminhada foi feita de subidas e descidas acentuadas até chegar à Capela da Quinta de Alcube, tendo o interior do edifício maravilhado todos, sobretudo aqueles que ainda lá não tinham estado. De volta ao núcleo da Quinta, oportunidade para uma visita guiada pelo proprietário, engenheiro João Serra, pelo Museu da Quinta, onde, além dos objectos históricos ligados ao vinho e à vinha, também perduram inúmeras pinturas de Nuno David.


O engenheiro João Serra explicou pormenorizadamente tudo o que está ligado à produção de vinho e à preservação do ambiente. Na loja da Quinta, alguns abasteceram-se dos vinhos de qualidade produzidos localmente, tendo havido ainda tempo para uma visita ao atelier de Nuno David, localizado na Quinta. No ar ficou a vontade de voltar.



Texto e fotos de José Alex Gandum


************************************************************************


No MAEDS, dia 11 de Dezembro, pelas 16h00

“Setúbal na época da inauguração do monumento a Bocage”, 

com o historiador Albérico Afonso Costa 








Comentários

  1. Parabéns pela interessante e bem organizada caminhada. Para além de paisagens e matizes outonais fantásticos, tivemos a possibilidade de conhecer a capela do Alcube sui generis, principalmente por albergar dento um cruzeiro de 1174. Parabéns também Alex pelas belas fotografias e textos.

    ResponderEliminar
  2. Grande Alex Gandum, belas fotografias e um texto à altura do evento.
    A todos os participantes e no que à minha pessoa diz respeito, os meus agradecimentos e até breve ....., muito provavelmente em Janeiro de 2022....noutras paragens deste belo território que alberga mistérios a desvendar !!!!
    Boas Festas, bom Natal e 2022 muito feliz.!!!

    ResponderEliminar
  3. Foi mais uma caminhada mágica. No meio da natureza nos encontramos. Grande abraço a todos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia