Ao encontro de Bocage e Por trilhos de moinhos de vento

Esta semana, o Blogue Synapsis convida-o:

a seguir a reportagem “Por trilhos de moinhos de vento”, a caminhada Synapsis de Janeiro pelo crista da Serra do Louro;

a assistir à conferência "Ao encontro de Bocage entre públicas liberdades e privadas amizades", com Fátima Ribeiro de Medeiros. Dia 29 de Janeiro, pelas 16h00, no MAEDS;

a apreciar, na capa do blogue, o trabalho fotográfico de Ana Isa Férias.


Por trilhos de moinhos de vento


A caminhada Synapsis de Janeiro começou em Palmela e o Grupo seguiu na direcção dos moinhos (Serra do Louro), alguns dos quais estão recuperados e outros em ruínas, conservando, contudo, uns e outros, a imponência de outros tempos a fazer lembrar as velas e os ventos de D. Quixote e Sancho Pança.

Do alto da Serra do Louro a vista de 360 graus é de tirar o fôlego, tanto para sul, onde até é possível vislumbrar Tróia, como para leste, onde sobressai o altaneiro Castelo de Palmela, e também para norte, planície a perder de vista até à margem norte do rio Tejo.



A Serra do Louro apresenta uma paisagem de arribas calcárias, afloramentos rochosos, grutas, matos, matagais, montados de sobro, pinhais, prados e pequenos cursos de água, os quais, infelizmente, estavam secos devido à falta de chuva das últimas semanas.

O caminho localizado ao longo do cume da Serra do Louro é ponteado pelos tais moinhos de vento, que dão um ar místico à paisagem. Quem caminhe pelo cimo passa obrigatoriamente pelo povoado de Chibanes (habitado entre os séculos III e I a.C.) e um povoado islâmico, provavelmente do século VII um pouco mais à frente.



Os caminhantes começaram a descer em direcção a Vale de Barris depois de passarem o último moinho de vento. Nem o frio impediu de usufruir do ambiente verdejante, da paisagem e do convívio. Alguns dos caminhantes ainda aproveitaram para se abastecer do excelente pão dos moinhos, vendido num dos moinhos recuperados. E ficou o desejo de que a próxima caminhada não demore muito a realizar-se.

 

Texto e fotos de José Alex Gandum


**************************************************************************


Conferência "Ao encontro de Bocage entre públicas liberdades e privadas amizades", 

com Fátima Ribeiro de Medeiros. 

Dia 29 de Janeiro, pelas 16h00, no MAEDS




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia