Ode à Chuva, Filosofia do Número e Magazine Synapsis

 Esta semana, o Blogue Synapsis sugere:


- Ode à chuva, poema e imagens de José Alex Gandum. Parece que a Dança da Chuva não tem dado resultado, há tanta gente a dançar, mas a chuva continua a não cair e as terras a secar. Vamos ver se a Poesia da Chuva fará chover;

- Electra #15 PT, a Revista da Fundação EDP. Numa época numérica e digital em que a quantificação se tornou o principal instrumento de governação e de avaliação generalizada como modo de gestão dos recursos materiais e humanos, a Electra dedica o dossier da edição 15, aos Números. Aqui encontramos artigos sobre o conhecimento e a filosofia do número, a moderna governação através dos números, a história do algoritmo desde a idade média ao seu funcionamento nas redes digitais, da autoria de Dario Gentili, António Guerreiro, Keith Hossack, Matteo Pasquinelli, Alain Supiot. As imagens do dossier são da autoria de António Sena, criador de uma obra de grande coerência formal e de valiosa singularidade na arte contemporânea.

E ainda o Magazine Synapsis de Inverno, disponível para quem quiser receber. O tema deste trimestre é a Comida, argumento mais que suficiente para saborear as páginas do Magazine (ver no fim deste post e no link):

https://issuu.com/synapsis-magazine/docs/21_-_magazine_synapsis_inverno_2021


A LEMBRAR:

SEXTAS DE ARTE E CIÊNCIA SYNAPSIS

 4 de Março de 2022, pelas 21h00

MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

 COM O PROFESSOR E FILÓSOFO VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

 “PARA ONDE VAMOS? ENTRE DISTOPIA E UTOPIA”

“Colocar em debate as inquietações que todos temos sobre o futuro, mesmo que não o

consigamos fazer chegar à consciência.”


*************************************************************************************************************************************


ODE À CHUVA




Tocada a vento
a chuva dança
num dia cinzento
onde o Sol é esperança,
onde o vento é rima
e a flor perfume
se a chuva cai
ainda por cima
sem nenhum queixume
com o vento vai
obliquar o tempo
levar o pensamento
onde eu quero ir
se a chuva cai
e teima em cair
tocada a vento
eu vou embarcar
a todo o momento
em direcção ao mar
nas asas da chuva
pois se ela dança
a vento tocada
como eu a senti
é porque vou chegar
em menos de nada
pertinho de ti!




PINGO A PINGO


Pingo a pingo

Pinga o tempo

Pinga o pingo

De Segunda

Ao segundo

Até Domingo.

Com pingo inundo

Pingo a pingo

Pinga a pinga

Encho o Mundo

E pingando

Salpicando

Pingo a pingo

Pinga a pinga

Pinga o pingo

E salpica

A alma

De quem fica

Pingo a pingo

Pinga a pinga

Pinga o pingo

Leva o tempo

E deixa a dica

Que eu sigo

E que diz

Que o tempo

Devia ondular

Como o trigo...

Para mais tempo

Eu poder estar

... Contigo!

Pingo a pingo

Pinga a pinga

Pinga o pingo

De Segunda

Até Domingo!

E... BINGO!




Poemas e fotografias de José Alex Gandum


**********************************************************************************************************************************


Electra #15 PT


Numa época numérica e digital em que a quantificação se tornou o principal instrumento de governação e de avaliação generalizada como modo de gestão dos recursos materiais e humanos, a Electra dedica o dossier da edição 15, aos Números. Aqui encontramos artigos sobre o conhecimento e a filosofia do número, a moderna governação através dos números, a história do algoritmo desde a idade média ao seu funcionamento nas redes digitais, da autoria de Dario Gentili, António Guerreiro, Keith Hossack, Matteo Pasquinelli, Alain Supiot. As imagens do dossier são da autoria de António Sena, criador de uma obra de grande coerência formal e de valiosa singularidade na arte contemporânea.

Na secção “Primeira Pessoa” são publicadas duas entrevistas: de Alice Rawsthorn (pela curadora Vera Sacchetti), uma das vozes mais escutadas mundialmente no campo do design, crítica e colunista dos mais importantes jornais e revistas, com uma grande intervenção e influência nos fóruns de debate e nas redes sociais; e do fotógrafo Paulo Nozolino (pelo jornalista João Pacheco), artista de vocação nómada, atravessador de fronteiras, e avesso aos lugares serenos e às imagens tranquilas que lhes correspondem.

Ângela Ferreira é a autora do portfolio deste número. Ocupando-se, há mais de três décadas, das questões do passado colonial, do presente pós-colonial e do futuro que agora começa a desenhar-se, a artista apresenta aqui um conjunto de pinturas realizadas a partir de murais. Este trabalho é acompanhado por um ensaio da curadora e historiadora Nomusa Makhubu.

O consagrado fotógrafo norte-americano John Divola preparou, para a secção “Furo”, um conjunto de trabalhos inéditos, que pertencem a uma série, ainda em curso de realização, no interior duma base aérea militar, no deserto da Califórnia. Afonso Dias Ramos apresenta o artista e a sua obra.

Na décima quinta edição da Electra, é ainda publicado um diário da cantora e compositora Lula Pena; Gonçalo Vilas-Boas traça um retrato da escritora, jornalista e fotógrafa Annemarie Schwarzenbach, uma das figuras mais fascinantes da primeira metade do século XX; Antonio Montefusco lança um olhar crítico sobre o aproveitamento ideológico e político a que as comemorações oficiais dos centenários de Dante Alighieri foram submetidas desde o século XIX; a investigadora de comunicação política Susana Salgado comenta uma afirmação de Noel Gallagher, antigo vocalista dos Oasis; António Guerreiro escreve sobre a poesia de António Franco Alexandre; e Fátima Rolo Duarte fala-nos da expressão “Novo Normal”.




*********************************************************************

***************************************************

O Synapsis divulgou ontem o número 21 do Magazine, relativo ao Inverno de 2021. O tema central é a Comida

Pode solicitar o envio do Magazine através do endereço de email:

 synapsis11@gmail.com

ou no link:

https://issuu.com/synapsis-magazine/docs/21_-_magazine_synapsis_inverno_2021



Ao longo do Magazine, a Comida vai sendo servida através de palavras e imagens que nos remetem para a literatura, o cinema, a pintura, a poesia, a fotografia…

“A comida, para além da sua função básica de sobrevivência, continua a ser parte significativa da nossa memória, da nossa identidade e peça fundamental do nosso equilíbrio e bem-estar. Alimenta generosamente os nossos sentidos, e inspira, sendo a culinária uma arte, também as outras artes, sobretudo a poesia e a pintura.”

 

 

3 FICHA TÉCNICA

4 EDITORIAL João coelho

 

COMIDA

PAPAROCA

6 A 8 Comemos para viver ou a vida é uma grande farra? Elisabete Caramelo

9 Comer com os olhos António Manuel dos Santos

10 A 18 Comer é uma arte Eduardo Carqueijeiro

19 E 20 COLOCA MAIS UMA CADEIRA À MESA João Coelho

21 A 24 POESIA E COMIDA Isabel Melo

 

RECEITUÁRIO

25 E 26 A História de um Melão José Alex Gandum

27 Receita de Açorda à Alentejana José Alex Gandum

 

28 CARTOON ALBERTO PEREIRA

29 A 35 PORTEFÓLIO ALEXANDRE MURTINHEIRA / TEXTO SALVADOR PERES

36 A 38 AO SERÃO SALVADOR PERES

39 A FECHAR ELECTRA

40 ÚLTIMA PÁGINA

 

***************************************************************








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia