Revisitar Ana de Castro Osório nos 150 anos do seu nascimento

Esta semana, o Blogue Synapsis sugere a conferência de Fátima Ribeiro de Medeiros, “Ana de Castro Osório entre a militância republicana e feminista, a escrita e a edição”, que terá lugar no próximo Sábado, dia 19 de Março, pelas 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

E leva aos seus leitores a reportagem da apresentação do livro de Banda Desenhada, “O Pescador de Memórias”, de Miguel Peres e Majory Yokomizo, que teve lugar na Casa da Cultura, em Setúbal no passado Sábado, dia 12 de Março.




Revisitar Ana de Castro Osório nos 150 anos do seu nascimento

Comemora-se este ano o 150.º aniversário de nascimento de Ana de Castro Osório, escritora, pedagoga, editora e ativista feminista e republicana, cujo reflexo da marca fortíssima que deixou na sociedade do seu tempo ainda persiste.

Nesse sentido e ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal decidiu elegê-la como autora do mês de março e convidou Fátima Ribeiro de Medeiros para falar sobre a escritora e pedagoga.

A conferência, subordinada ao tema “Ana de Castro Osório entre a militância republicana e feminista, a escrita e a edição”, terá lugar no próximo dia 19 de Março, sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal (Av. Luísa Todi, n.º 188).

A fazer as leituras a autora terá a seu lado Maria Alice Silva.


*************************************************************************************************************


“O Pescador de Memórias” na Casa da Cultura, em Setúbal

No passado Sábado, a Casa da Cultura, em Setúbal, recebeu Miguel Peres, escritor e guionista, para apresentar “O Pescador de Memórias”, o seu último livro de BD.


O guião do livro anda à volta de uma personagem, Lethe, que está preso numa ilha deserta, sem se lembrar de como lá chegou. A sua única esperança de salvação está na pesca de fragmentos de memória que flutuam pelo mar, peças fulcrais na busca de recuperação da identidade. Um retrato pungente, com referências à mitologia grega, daqueles que sofrem os seus últimos dias com a doença de Alzheimer e uma história sensível sobre o significado das recordações e da família.


O livro foi primeiro editado no Reino Unido pela Blue Fox Comics onde foi bem recebido e foi depois traduzido e publicado pela Kingpin Books. Encontra-se disponível numa edição de capa dura e com 5 páginas extra em https://kbportugal.pt/bd-graphic-novels/o-pescador-de-memorias-de-miguel-peres-e-majory-yokomizo-capa-dura.html

Miguel Peres estreou-se no mundo da BD em 2011, como escritor e co-editor da antologia portuguesa Zona BD, centrada na descoberta de jovens artistas portugueses e brasileiros. Desde então, escreveu uma dúzia de contos em antologias de banda desenhada nacionais e internacionais, bem como 5 álbuns de BD publicados em Portugal, Reino Unido e no Brasil. No pior ano das nossas vidas recentes, lançou o seu primeiro romance literário curto intitulado “O Naturalista”, percebendo que nem todas as histórias são adequadas para a 9ª Arte.  Vivo feliz num estado de semi-isolamento com a sua mulher e a sua filha numa pequena aldeia junto ao mar.

Portfolio: http://miguelperes.mozello.com/


Texto: SP

Fotografias: José Alex Gandum



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia