Cannes distinguiu filme "A Serra de Agostinho", de Alberto Pereira, com uma Menção Honrosa.

Esta semana, o Blogue Synapsis dá a conhecer aos seus leitores informações e iniciativas que merecem o devido destaque:

 - O júri do Festival de curtas-metragens de Cannes distinguiu o filme "A Serra de Agostinho", de Alberto Pereira, com uma Menção Honrosa"A Serra de Agostinho", é um documentário biográfico sobre a vida de Frei Agostinho da Cruz, realizado em 2020.

 - Francisco Ferreira, da ZERO, no MAEDS: "o futuro passa pela sustentabilidade""Três Crises, Uma Solução - as mudanças necessárias da escala individual à global" foi o tema da palestra que Francisco Ferreira, ambientalista, professor universitário e presidente da Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO) proferiu no MAEDS na passada Sexta-feira, dia 1 de Abril. 

 - O povoado de Chibanes na Serra do Louro em livro. Foi apresentado no passado Sábado, dia 2 de Abril, na Casa da Baía, em Setúbal, o livro "O Castro de Chibanes na conquista Romana - intervenções arqueológicas de 1996 a 2017".

 - Livro 'Amor e Vinho', de Eduardo M. Raposo, apresentado em SetúbalO livro 'Amor e Vinho - da Poesia Luso-Árabe à Nova Música Portuguesa', da autoria de Eduardo M. Raposo, foi apresentado na Taberna do Fernando dos Jornais, em Setúbal, no passado Sábado, dia 2 de Abril.



*******************************************************************************************************************************************

Cannes distinguiu filme "A Serra de Agostinho", de Alberto Pereira, 
com uma Menção Honrosa.




O júri do festival distinguiu o filme com uma Menção Honrosa, estando a sua exibição agendada para a cidade de Cannes, no dia 4 de Abril, a par de outros filmes seleccionados em diversas categorias.

O filme evoca Frei Agostinho da Cruz, acompanhando-o numa revisitação à Serra da Arrábida, pelos lugares que calcorreou e viveu, desde que, em 1605, rumou à Serra para ali viver como eremita.


O guião e a banda sonora do filme são da autoria de Salvador Peres.

Nuno David encarna a personagem de Frei Agostinho da Cruz. Os declamadores João Completo e Dina Barco assumem a narrativa do filme, emprestando a sua voz ao Poeta.  


A produção do filme contou com a participação de Dulce Pereira (assistência e apoio à Produção), de Helena Mattos (tradução para a versão em língua inglesa) e, ainda, de Alexandre Murtinheira e Eduardo Carqueijeiro.



O filme é uma produção Synapsis !

********************************************************************************************************************************************

Francisco Ferreira, da ZERO, no MAEDS: 

"o futuro passa pela sustentabilidade".


"Três Crises, Uma Solução - as mudanças necessárias da escala individual à global" foi o tema da palestra que Francisco Ferreira, ambientalista, professor universitário e presidente da Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO) proferiu no MAEDS na passada Sexta-feira, dia 1 de Abril. 






*************************************************************************************************************************

O povoado de Chibanes 
na Serra do Louro em livro

Foi apresentado no passado Sábado, dia 2 de Abril, na Casa da Baía, em Setúbal, o livro "O Castro de Chibanes na conquista Romana - intervenções arqueológicas de 1996 a 2017".





*********************************************************************************************************************************

Livro 'Amor e Vinho', de Eduardo M. Raposo, apresentado em Setúbal.  

O livro 'Amor e Vinho - da Poesia Luso-Árabe à Nova Música Portuguesa', da autoria de Eduardo M. Raposo, foi apresentado na Taberna do Fernando dos Jornais, em Setúbal, no passado Sábado, dia 2 de Abril.



Textos e fotografias de José Alex Gandum


 


Comentários

  1. Muitos parabéns a todos os envolvidos na produção do filme "A Serra de Agostinho". É uma honra e um acréscimo para a cultura da própria cidade. De facto, ao fim de 400 e tal anos, Frei Agostinho da cruz tem o seu merecido reconhecimento.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma boa palestra, a de Francisco Ferreira, que nos leva a reflectir e a relembrar o ambiente.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns a todos os intervenientes que proporcionaram esta distinção no principal Festival Cinema da Europa. Excelentes também os muitos acontecimentos organizados ou em que os synapsianos conseguem estar presentes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia