e-Vox levou Sebastião da Gama à Igreja do Convento de Jesus



 



Três Poetas - O triângulo mágico da poesia.

e-Vox levou Frei Agostinho da Cruz, Bocage e Sebastião da Gama à Igreja de Jesus.

 

A palavra dos poetas Frei Agostinho da Cruz, Bocage e Sebastião da Gama foi cantada, em concerto intimista, com música composta sobre a poesia destes marcantes poetas da poesia portuguesa.

O e-Vox desenvolveu a ideia de um concerto de música e poesia sobre Frei Agostinho da Cruz, Bocage e Sebastião da Gama, três grandes poetas portugueses, unidos pela circunstância da sua ligação à Arrábida, Setúbal e Azeitão, um triângulo mágico de onde brota a sua sublime poesia mística, lírica, onírica e bucólica.

O concerto, realizado ontem, dia 10 de Abril, dia do nascimento de Sebastião da Gama, na Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, integrou-se nas comemorações do nascimento do Poeta de Azeitão.



Alguns dos temas apresentados em concerto integram o CD gravado pelo e-Vox em 2012, sob o título “Pelo Sonho é Que Vamos”. No dia 8 de Dezembro de 2012, o e-Vox apresentou-se ao público na Casa da Cultura, em Setúbal, com o seu primeiro trabalho discográfico, inspirado em poesia de Sebastião da Gama. A gravação deste primeiro CD da banda ficou a dever-se à Associação Cultural Sebastião da Gama, que o patrocinou de parceria com outras instituições da região. O CD foi gravado entre Julho e Agosto de 2012, no Estúdio “Sounds of Haven”, em Setúbal. A gravação, mistura e masterização são da responsabilidade de David Neutel.





FICHA TÉCNICA DO CONCERTO

Composições musicais de Salvador Peres e Alberto Pereira

Voz: Diná Peres e Salvador Peres

Guitarra Clássica semi-acústica: Salvador Peres

Piano Eléctrico: Alberto Pereira

Produção: e-Vox e Synapsis




O e-Vox

Criado em 2002, o e-Vox assume a música como uma linguagem harmónica e poética, criando ambientes que proporcionam desfrutar a palavra dos poetas. O Grupo procura associar às suas composições a poesia de grandes poetas portugueses, com uma especial incidência em poetas do arco Arrábida, Azeitão e Setúbal.

A actividade do e-Vox tem-se desenvolvido, sobretudo, em Setúbal, com múltiplas apresentações públicas associadas a eventos culturais de relevo da cidade, como, por exemplo, as comemorações anuais de Bocage e Sebastião da Gama e, mais recentemente, as comemorações do nascimento e morte de Frei Agostinho da Cruz. 








A grande preocupação do grupo, para além da procura de novas sonoridades, é a criatividade e diversidade que tenta dar a todas às suas produções. O e-Vox é o produtor de todos os seus espectáculos, aparecendo estes sempre associados a outras manifestações de arte, como a poesia, a pintura, a fotografia, o cinema e a performance e uma cenografia pensada em função dos espaços e dos temas escolhidos.

Uma guitarra clássica semi-acústica (Salvador Peres) e um piano eléctrico (Alberto Pereira). É da conjugação harmónica destes instrumentos, a que se sobrepõe, fazendo a síntese, a voz de Diná Peres, que o e-Vox se alimenta criativamente. A sonoridade do Grupo é um misto de referências de música contemporânea, ambiental e erudita. 








Texto de Salvador Peres

Fotografias de Arménie Correia, Câmara Municipal de Setúbal, Dulce Pereira, Filomena Murtinheira e e Simões da Silva






Comentários

  1. Que grande momento musical, poético e de talento. Muitos parabéns a todos. Um abraçooo

    ResponderEliminar
  2. Um excelente concerto do e-Vox e a demonstração de uma grande maturidade vocal e musical. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia