A Arte em duas exposições e duas reportagens sobre História e Solidariedade

 Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

Uma visita à exposição de pintura TEMPORAL ATEMPORAL, de Pedro Almeida. A mostra está patente ao público no MAEDS até ao dia 31 de Agosto.

A Galeria Lapso inaugura a exposição DISPOSIÇÕES & NADA, de Mariana Viana e Katia Sá, no sábado dia 28 de Maio às 16h00.

E mostra reportagens fotográficas de dois importantes acontecimentos ocorridos no passado fim-de-semana:

- A Conferência “Setúbal Liberal”, com o Historiador Albérico Afonso, que teve lugar no MAEDS, no âmbito dos serões “Sextas de Arte e Ciência Synapsis”, na passada 6.ª feira, dia 20 de Maio;

- O Concerto Solidário pela Ucrânia, organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, com o tenor setubalense João Mendonza e o guitarrista Renato Sousa, que teve lugar na Igreja de S. Sebastião no passado Sábado, dia 21 de Maio.


TEMPORAL ATEMPORAL

Recomenda-se uma visita à exposição de pintura TEMPORAL ATEMPORAL, de Pedro Almeida. A mostra está patente ao público no MAEDS até ao dia 31 de Agosto.


**************************************************************

DISPOSIÇÕES & NADA

A Galeria Lapso inaugura a exposição DISPOSIÇÕES & NADA, de Mariana Viana e Katia Sá, no sábado dia 28 de Maio às 16h00.


**************************************************************

SETÚBAL LIBERAL


Teve lugar, na passada 6.ª feira, dia 20 de Maio, a Conferência “Setúbal Liberal”, com o Historiador Albérico Afonso, que teve lugar no MAEDS, no âmbito dos serões “Sextas de Arte e Ciência Synapsis”.

A Revolução Francesa incendiou a Europa e o mundo, trazendo esperanças de mais liberdade e prosperidade. Os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade fizeram também o seu percurso em Portugal.

Setúbal viveu de forma intensa os mais de cem anos de liberalismo entre 1820 e 1926. Foi palco e protagonista de alguns dos momentos que marcaram o século XIX e os inícios do século XX português.

Conhecer os principais momentos desse passado liberal foi o desafio colocado. Momentos que também nos pertencem, fazendo parte da nossa identidade e da nossa História coletiva.

 




**************************************************************


Concerto Solidário pela Ucrânia

No passado Sábado, dia 21 de Maio, teve lugar na Igreja de S. Sebastião o Concerto Solidário pela Ucrânia, organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, com o tenor setubalense João Mendonza e o guitarrista Renato Sousa. Numa igreja cheia e perante representantes da Embaixada da Ucrânia e o representante da Igreja Ortodoxa em Setúbal, Padre Ivan, assistiu-se a um magnífico concerto de música erudita e popular. A receita do concerto reverteu integralmente a favor a Ucrânia para situações de urgente necessidade.


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia