ART BRUSSELS - XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage - Festival Literário Lourinhã

 

Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

- Uma crónica do synapsiano Eduardo Carqueijeiro sobre a exposição ART BRUSSELS, que esteve patente ao público em Bruxelas neste último fim-de-semana de Abril.

- O lançamento do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage promovido pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, dando continuidade a uma iniciativa criada há mais de vinte anos.

- O Festival Literário Livros a Oeste, na Lourinhã



ART BRUSSELS

O nosso amigo synapsiano, Eduardo Carqueijeiro, tem estado activo internacionalmente nas suas actividades de pintor. Após ter estado representado, em Abril, com algumas pinturas na recente Feira de Arte de Estocolmo, e em transito para as suas próximas feiras onde participará, Luxemburg  Art e Art Vienna, “pelo caminho” aproveitou e foi dar um pulinho à ART BRUSSELS, que esteve patente ao público em Bruxelas neste último fim-de-semana de Abril.

Eis a sua reportagem e imagens:

A Art Brussels é uma feira de arte já com alguma tradição uma vez que se iniciou em 1968. Segundo a organização, atrai cerca de 25.000 visitantes, mas até estou convencido que poderá ser mais pelo elevado número de visitantes que presenciei.

A feira, que teve um interregno devido ao Covid, regressa ao seu formato quase habitual, com cerca de 150 galerias e setor de artistas/projetos independentes.



É um ambiente informal e amigável, muito champagne nos copos dos galeristas, o que é sempre bom sinal, e onde se verifica que as galerias se empenham bem na apresentação e exposição das obras, sempre de uma forma simples e minimalista.


Reparei que, para alem de galerias europeias, o evento atrai algumas americanas, asiáticas e até ouvi português (e “brasileiro”) numa das duas galerias portuguesas, a Vera Cortês.

Havia muita, muitíssima, pintura, muita abstração, muita cor! Mas, também, áreas dedicadas exclusivamente ao preto e branco. Alguma escultura deu nas vistas: as peças em madeira. Curiosamente, muito “croché, bordados e tecidos” que se vêm tornando cada vez mais uma tendência atual. Limpar o pó em casa é que será pior. Igualmente, muita colagem, aquilo que se achava ser uma tendência passageira, veio para ficar, pelos vistos.



Na secção menos mainstreaming, onde estão os projetos/artistas solo, há um bocado de tudo. A tendência para a encenação do conjunto, onde o espaço se torna tão importante como as peças em exposição é interessante em muitos casos. Mas, também, encontrei a senhora que faz o seu croché, confessando que não sabe o que significará… se resquícios de artes tradicionais, se alguém amigo da família do curador chefe ou se verdadeiramente uma descoberta na vanguarda da arte contemporânea. Ficou a interrogação e a surpresa.




Texto e fotografias de Eduardo Carqueijeiro


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage


A LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, dando continuidade a uma iniciativa criada há mais de vinte anos, vai realizar o ‘’XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage’’.

Circunscrito à modalidade Poesia, tem o patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal. Os trabalhos a apresentar a concurso devem ser enviados até ao dia 10 de Julho por via eletrónica para o endereço  concursoliterariobocage@gmail.com,  dentro das normas que constam do respectivo regulamento que pode ser consultado no site da LASA, www.lasa.pt.


https://www.lasa.pt/


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Festival Literário Livros a Oeste, na Lourinhã


"A linguagem é um vírus" (frase de William S. Burroughs) é o tema deste ano do Festival Literário Livros a Oeste, evento anual que se realiza no concelho da Lourinhã.

Na presente edição, entre lançamentos de livros e tertúlias, destaque para a apresentação dos livros de Banda Desenhada de Henrique e Duarte Gandum (Sexta-feira, 13 às 11 horas) e a apresentação do livro "Amor e Vinho", de Eduardo M. Raposo, inserido numa tertúlia dedicada a Adriano Correia de Oliveira (Sexta-feira, 13, às 21h30).

Mais pormenores na edição da próxima semana do blog Synapsis.







 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia