Crónica "Alguma vez saberemos?" - Cannes e duas sugestões culturais

 Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

- A crónica “Alguma vez saberemos?”, de Salvador Peres. “Qual dos dois somos quando nos vemos reflectidos nas águas límpidas de um rio: o ser sentido que olha ou a imagem que nos é devolvida? Alguma vez saberemos?”.

- Festival de Curtas Metragens de Cannes distinguiu Alberto Pereira. "A Serra de Agostinho", um documentário biográfico sobre a vida de Frei Agostinho da Cruz, realizado em 2022, por Alberto Pereira, ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Curtas Metragens de Cannes. O troféu foi já entregue ao realizador pela organização do Festival.

- Concerto Solidário pela Ucrânia. Um concerto com o tenor setubalense João Mendonza, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, dia 21 de Maio pelas 18h30. A receita reverte da Ucrânia.

- Conferência do Rotary Club de Setúbal subordinada ao tema "Diálogo Inter-religioso” que realizará no Sábado, 21 de Maio, pelas 16h00, no Auditório Bocage, em Setúbal. Serão palestrantes Peter Stilwell, Joshua Ruahas e Khalid Jamal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Alguma vez saberemos?

Qual dos dois somos quando nos olhamos num espelho: o ser sentido que olha ou o ser reflectido que é olhado? Do lado de lá há somente uma imagem devolvida ou um outro ente que vê e sente? Há um pensamento que parece inútil, e talvez o seja, que me acode ao espírito quando me olho num espelho: o mundo que vemos acontecer lá fora existe mesmo ou é fruto de uma construção do nosso cérebro? Aquilo a que chamamos realidade existirá para além de nós?

Algumas correntes filosóficas afirmam que a realidade não faz sentido sem que exista alguém para a observar. Que as árvores, as montanhas, os rios e o céu só existem porque existe um ser capacitado para os percepcionar. Que sentido, defendem, tem uma flor se não houver alguém que aprecie a forma e a cor e lhe sinta o aroma? Que sentido tem o mundo, o universo, sem nós?

A existência, para além de nós, é um completo mistério. Enigma que se soma ao profundo desconhecimento que temos sobre nós próprios. As nossas sinapses cerebrais trabalham, desde que nascemos, para nos ligar ao todo. Mas, como no Mito de Sísifo, parecemos condenados a empurrar uma pedra até ao cimo de um monte, caindo a pedra depois montanha abaixo sempre que atingimos o topo, num processo repetido até à eternidade. Como no Mito de Sísifo, a nossa vida desenrola-se em circuito fechado, num eterno retorno, de nós para nós, sem nunca almejarmos saber quem está no outro lado do espelho.

Qual dos dois somos quando nos vemos reflectidos nas águas límpidas de um rio: o ser sentido que olha ou a imagem que nos é devolvida? Alguma vez saberemos?

Salvador Peres

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Festival de Curtas Metragens de Cannes 

distinguiu Alberto Pereira

 "A Serra de Agostinho", um documentário biográfico sobre a vida de Frei Agostinho da Cruz, realizado em 2022, por Alberto Pereira, ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Curtas Metragens de Cannes. O troféu foi já entregue ao realizador pela organização do Festival.

O júri do festival distinguiu o filme com uma Menção Honrosa, estando a sua exibição agendada para a cidade de Cannes, no dia 4 de Abril, a par de outros filmes seleccionados em diversas categorias.

O filme evoca Frei Agostinho da Cruz, acompanhando-o numa revisitação à Serra da Arrábida, pelos lugares que calcorreou e viveu, desde que, em 1605, rumou à Serra para ali viver como eremita.

O guião e a banda sonora do filme são da autoria de Salvador Peres.

Nuno David encarna a personagem de Frei Agostinho da Cruz. Os declamadores João Completo e Dina Barco assumem a narrativa do filme, emprestando a sua voz ao Poeta.  

A produção do filme contou com a participação de Dulce Pereira (assistência e apoio à Produção), de Helena Mattos (tradução para a versão em língua inglesa) e, ainda, de Alexandre Murtinheira e Eduardo Carqueijeiro.

O filme é uma produção Synapsis.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Concerto Solidário pela Ucrânia

 Na sequência das iniciativas dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, vai ter lugar um concerto com o tenor setubalense João Mendonza, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, dia 21 de Maio pelas 18h30. Trata-se de mais um concerto solidário. Desta vez, a receita reverte a favor da Ucrânia. Através da música, vão ser angariados fundos para situações reais de premente necessidade, com a colaboração da Caritas Diocesana local e do Padre Ivan, que assiste a comunidade ucraniana na Igreja da Boa Hora, em Setúbal.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Conferência "Diálogo Inter-religioso”

O Rotary Club de Setúbal vai promover uma Conferência subordinada ao tema "Diálogo Inter-religioso” que realizará no Sábado, 21 de Maio, pelas 16h00, no Auditório Bocage, em Setúbal. Serão palestrantes Peter Stilwell, Joshua Ruahas e Khalid Jamal.


 +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia