“Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama” - Arrábida foi palco das últimas filmagens

 Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

 

- No passado Sábado, dia 18 de Junho, decorreram, em plena Serra da Arrábida, as últimas filmagens de “Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”, um filme de Alberto Pereira.

 

- Manuel Carvalho da Silva, antigo Presidente da CGTP-Intersindical Nacional, vai estar num debate na próxima Quinta-feira, dia 23, às 18 horas, no Auditório da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica. O tema é "Revoluções e lutas laborais no primeiro quartel do século XX", e a moderação vai estar a cargo de Eduardo M. Raposo. Haverá um apontamento musical com Ruben Martins, Entrada livre.

 

- Os ateliers de Verão estão de volta ao MAEDS... Consulte o programa, inscreva-se já! 7- 14 anos.

 

- João Reis Ribeiro é o conferencista convidado para o próximo serão “Sextas de Arte e Ciência Synapsis”. A conferência, subordinada ao tema Bocage visto por António Maria Eusébio, o “Calafate”, vai ter lugar no MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, no dia 24 de Junho, pelas 21h00.

 

- e-Vox em concerto na Casa-memória Joana Luísa-Sebastião da Gama, dia 1 de Julho. A convite da Associação Cultural Sebastião da Gama, o e-Vox vai actuar na Casa-memória Joana Luísa-Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, com o concerto “Claridade - De Frei Agostinho da Cruz a Sebastião da Gama”.



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


“Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”

Arrábida foi palco das últimas filmagens







No passado Sábado, dia 18 de Junho, decorreram, em plena Serra da Arrábida, as últimas filmagens de “Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”, um filme de Alberto Pereira.

O desenvolvimento do filme, uma ideia original de Alberto Pereira, assenta num puro acaso: a descoberta, por um desconhecido, de um livro de Sebastião da Gama, perdido num banco de jardim. A pessoa que encontra o livro nunca ouviu falar de Sebastião da Gama, mas fica curioso e inicia um caminho de descoberta do Poeta e da sua obra. Ao longo do filme, essa pessoa vai narrando a forma como chegou ao conhecimento do Poeta.

“Itinerário” é o título de um dos poemas de Sebastião da Gama e é, também, de alguma forma, o roteiro que o protagonista tem de fazer para chegar ao conhecimento do Poeta.

João completo protagoniza a personagem que parte em busca de Sebastião da Gama.

O guião e a banda sonora do filme são da autoria de Salvador Peres.

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu em Vila Nogueira de Azeitão a 10 de Abril de 1924 e morreu em Lisboa a 7 de Fevereiro de 1952, com 27 anos de idade, vítima de tuberculose óssea e de meningite renal.

A sua vida foi breve, mas preenchida. Leu, viajou, leccionou e deixou uma obra de grande importância no contexto da poesia moderna portuguesa. Os primeiros três livros publicados foram de poesia: Serra-Mãe (1945), Cabo da Boa Esperança (1947) e Campo Aberto (1951). Postumamente, foram publicadas as obras Pelo sonho é que vamos (1953), Diário (1958), Itinerário paralelo (1967) e O segredo é amar (1969).

SP


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Revoluções e lutas laborais no primeiro quartel do século XX


Manuel Carvalho da Silva, antigo Presidente da CGTP-Intersindical Nacional, vai estar num debate na próxima Quinta-feira, dia 23, às 18 horas, no Auditório da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica. O tema é "Revoluções e lutas laborais no primeiro quartel do século XX", e a moderação vai estar a cargo de Eduardo M. Raposo. Haverá um apontamento musical com Ruben Martins, Entrada livre.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Os ateliers de Verão estão de volta ao MAEDS



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

SEXTAS DE ARTE E CIÊNCIA SYNAPSIS
João Reis Ribeiro no MAEDS a 24 de Junho



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


e-Vox em concerto na Casa-memória Joana Luísa-Sebastião da Gama





















 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia