Feira do Livro de Lisboa 2022 e Vinhos com Arte

Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

- Feira do Livro de Lisboa 2022

A Feira do Livro de Lisboa de 2022 abriu stands na passada semana no local habitual, no Parque Eduardo VII, e logo no primeiro dia houve uma enchente de leitores interessados em novas leituras ou à procura de leituras a preços acessíveis.

Uma crónica e fotografias de José Alex Gandum

- Vinhos com Arte - Celebrar a chegada da 5.ª Edição dos Vinhos de S. Sebastião

É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PRÉVIA, GRATUITA, 

PARA ANTÓNIO MELO 919 521 778

O acontecimento vai ter lugar a 25 de Setembro, pelas 16h00, na Casa Episcopal, ao lado da Igreja de S. Sebastião, em Setúbal. Do programa, organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, consta uma palestra de Leonor de Freitas, proprietária da empresa Casa Ermelinda Freitas e uma prova de vinhos. A banda e-Vox apresentar-se-á com um momento musical.

Texto e fotografias de Salvador Peres

- Escrito nos Livros


A partir desta semana, uma citação tirada da obra de um grande escritor e a sugestão de leitura da obra citada.

 


++++++++++++++++++++++++++++++++



Feira do Livro de Lisboa 2022


A Feira do Livro de Lisboa de 2022 abriu stands na passada semana no local habitual, no Parque Eduardo VII, e logo no primeiro dia houve uma enchente de leitores interessados em novas leituras ou à procura de leituras a preços acessíveis. Um desses leitores foi - inevitavelmente - o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, apesar de ter uma Feira do Livro "privativa" (realizada nos Jardins do Palácio de Belém em Maio passado), não perde a oportunidade de aparecer noutros locais onde haja livros. Quanto á sua longa comitiva já não haverá tanta certeza que sejam leitores compulsivos. 



Mas a Feira do Livro de Lisboa não se resume à venda de livros, também tem muito a ver com a cumplicidade entre escritores e leitores, através das sessões de autógrafos ou das apresentações e palestras no lançamento de novos livros. 




Os destaques (ver Agenda - https://feiradolivrodelisboa.pt/) são muitos e diários, com maior incidência aos Sábados e aos Domingos. O blog Synapsis destaca a apresentação dos livros de Banda Desenhada de Henrique Gandum e Duarte Gandum, que vão realizar-se nos dias 3 (na Editora Convergência) e 4 de Setembro (na Ego Editora), ambas às 19 horas. 

O blog Synapsis deseja boas leituras a todos os seus... leitores, possam ou não ir à Feira do Livro de Lisboa.

Texto e fotografias de José Alex Gandum 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Vinhos com Arte

Celebrar a chegada da 5.ª Edição dos Vinhos de S. Sebastião





“Vinhos com Arte - A chegada da 5.ª Edição dos Vinhos de S. Sebastião” vai ter lugar a 25 de Setembro, pelas 16h00, na Casa Episcopal, ao lado da Igreja de S. Sebastião, em Setúbal



Do programa, organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, consta uma palestra de Leonor de Freitas, proprietária da empresa Casa Ermelinda Freitas e uma prova de vinhos.

A banda e-Vox apresentar-se-á com um momento musical, abordando, numa intervenção no formato habitual de concerto intimista, temas musicais do seu reportório, parte deles inspirados em poesia de grandes poetas portugueses como Bocage, Sebastião da Gama e David-Mourão Ferreira.

 


O e-Vox estreou-se nos Açores, em 2003, nos Encontros de Porto Pim, na cidade da Horta, onde realizou dois concertos. No mesmo ano levou ao Centro Cultural de Belém o concerto “De profundis”, inspirado em poemas de poetas açorianos. Entre os muitos concertos que já produziu, destacam-se os realizados nos Açores, em 2004, nas cidades de Angra do Heroísmo e Horta e no Centro Cultural de Belém, em 2004 e 2005, com os concertos “Este Mar que nos Une” e “Bocage e Outros Poetas”. Em 2006, voltou aos Açores com o concerto "Cantar Bocage e Outros Poetas", tendo actuado, em directo, na RTP Açores. Este concerto foi repetido em Setúbal, em 2008, no Club Setubalense, local onde voltou em 2009, integrado na programação do “Arte à Sexta” do Club. Em 2011, o e-Vox actuou no Museu de Arqueologia de Setúbal e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, com o concerto “Pelo sonho é que vamos”, inspirado em poesia de Sebastião da Gama. Concertos repetidos em Abril e Maio de 2012, respectivamente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal e em Tróia. Na sequência dois concertos realizados no Salão Nobre da Câmara de Setúbal, inspirados no Poeta Sebastião da Gama, o e-Vox foi convidado pela Associação Sebastião da Gama para gravar um trabalho discográfico com o reportório integral do concerto “Pelo sonho é que vamos”. O CD foi apresentado ao público em concertos na Casa da Cultura e na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Texto e fotografia de Salvador Peres

+++++++++++++++++++++++++++++ 

Escrito nos Livros

“A simplificação, o nivelamento, a redução da fasquia, que dominam agora toda a educação, salvo a mais privilegiada, são criminosos. Descuram fatalmente capacidades que permanecerão ocultas. Os ataques ao chamado elitismo escamoteiam uma condescendência vulgar para com todos aqueles que julgamos a priori serem incapazes de fazer melhor.”

George Steiner - Errata: revisões de uma vida. Relógio D'Água, 2009


 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia