A Arte e o Néctar da Vida - 8 pensadores e 8 pintores expõem na Galeria Municipal de Setúbal

 Esta semana, o Blogue Synapsis destaca:

 

- Recuperação de Património inspira 8 pensadores e 8 pintores


Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião, em parceria com a Casa Ermelinda de Freitas, convidaram 8 pensadores e 8 pintores para se inspirarem na temática A Arte e o Néctar da Vida.

Os trabalhos podem ser vistos na exposição colectiva de Pensadores e Pintores, “A Arte e o Néctar da Vida”, que inaugura a 12 de Novembro, pelas 16h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal.

 - 4.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema

A 50 Cuts, Associação Cinematográfica, vai realizar o 4.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema. O certame terá lugar na Casa da Cultura – Sala José Afonso, em Setúbal, a 6 de Novembro de 2022.

- Nuno Medeiros vence Prémio de História Alberto Sampaio


Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros, nascido em Lisboa, mas setubalense de coração, é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2022. A cerimónia de entrega do Prémio será realizada no próximo dia 1 de Dezembro, em Braga, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 - Escrito nos Livros

- A nossa comida, meu pai, em conformidade com o santo costume eremita, é assim: em tempo de Quaresma, às segundas, quartas e sextas-feiras não tomamos refeição. Às terças e quintas os irmãos comem pão branco, sumo de uva cozida com mel, bagas bravas ou repolho salgado e papas de aveia (…).

“Os Irmãos Karamazov”, Fiodor Dostoiévsky

- Palavras que não mudaram o Mundo

Os indivíduos que não comem enchidos e outras carnes vermelhas, batatas, pão e outras coisas com glúten e amido, queijos, manteigas, patês e outras gorduras prejudiciais, não bebem vinhos, nem cervejas, muito menos bebidas brancas, mas que acabaram por morrer novos, constituíram-se em Associação dos Defuntos Saudáveis (…).

Salvador Peres

++++++++++++++++++++++++++++++++++++



A Arte e o Néctar da Vida

8 pensadores e 8 pintores expõem na Galeria Municipal

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião, em parceria com a Casa Ermelinda de Freitas, convidaram 8 pintores e 8 pensadores para se inspirarem na temática A Arte e o Néctar da Vida. Estes 16 artistas foram desafiados a exprimir Pensamento e Arte através da escrita e da pintura. O resultado do trabalho artístico será apresentado em 200 Múltiplos de Arte, caixas com design desenvolvido para o efeito, que conterão, reproduzidos, os trabalhos dos artistas convidados.

Os trabalhos podem ser vistos na exposição colectiva de Pensadores e Pintores, “A Arte e o Néctar da Vida”, que inaugura a 12 de Novembro, pelas 16h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal.

O objectivo desta iniciativa, que celebra a colheita de 2021 da Casa Ermelinda de Freitas, visa contribuir, com a receita da venda dos objectos artísticos, para o restauro arquitectónico, artístico e iconográfico da Igreja de S. Sebastião, em Setúbal.

O desenvolvimento dos conteúdos artísticos dos Múltiplos de Arte, contam com a participação dos pintores Ana Isa Férias, Alberto Pereira, Clemilson Bernardes, Dália Vale Rêgo, Helena Fernandes, Maria José Brito, Pedro Castanheira e Nuno David e os pensadores Casimiro Henriques, Francisco Borba, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, José Ornelas, Leonor Freitas, Salvador Peres e Viriato Soromenho-Marques.

A presença na inauguração deve ser confirmada para os seguintes contactos de telemóvel: 919 521 778 ou 917 616 929. Ou para o Secretariado da Igreja de S. Sebastião, 265 523 051.





++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


4.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema

A 50 Cuts, Associação Cinematográfica, vai realizar o 4.º Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema. O certame terá lugar na Casa da Cultura – Sala José Afonso, em Setúbal, a 6 de Novembro de 2022.

A 50 Cuts é uma associação sem fins lucrativos,  criada com o objetivo principal de produzir, promover e apoiar projetos na área do cinema e do audiovisual.

As inscrições podem ser feitas através do email 50cuts.cinema@gmail.com.



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nuno Medeiros vence Prémio de História Alberto Sampaio


Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros, nascido em Lisboa, mas setubalense de coração, é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2022. A cerimónia de entrega do Prémio será realizada no próximo dia 1 de Dezembro, em Braga, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, renovado em 2016 e contando a partir de então também com o Município de Braga entre os instituidores, “destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”.

 

O júri, constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, a quem está confiada a direção científica do Prémio, deliberou atribuir o Prémio de 2021 ao investigador Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros, que apresentou um trabalho com o título “Edição para o Grande Consumo em Portugal: Um século de Romano Torres (1885/86-1990)”.

 

No entendimento do júri, “o trabalho premiado surge de uma investigação histórica inovadora e aprofundada sobre um tema de relevância económica, social e cultural, ao procurar conhecer os processos sobre a produção editorial, a criação do livro e a sua circulação no mercado como objeto de consumo. Concretiza-se o trabalho no estudo do percurso de uma empresa centenária, a Romano Torres (1885/86-1990), aproveitando o acervo documental do Arquivo Histórico desta editora referencial no mercado da edição em Portugal destinada ao grande consumo da leitura (…)”.

 

Nuno Ribeiro de Medeiros é autor dos livros Edição e Editores – O Mundo do Livro em Portugal, 1940-1970 (2010) e O Livro no Portugal Contemporâneo (2018). Anteriormente, recebeu o Prémio Fundação Mário Soares, na edição de 2009, dedicado à História Contemporânea.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++



Escrito nos Livros

- A nossa comida, meu pai, em conformidade com o santo costume eremita, é assim: em tempo de Quaresma, às segundas, quartas e sextas-feiras não tomamos refeição. Às terças e quintas os irmãos comem pão branco, sumo de uva cozida com mel, bagas bravas ou repolho salgado e papas de aveia. Aos sábados, sopa branca de repolho, massa de ervilhas, papas com óleo de cânhamo, tudo com óleo. Aos domingos, a sopa de repolho é servida com peixe seco e papas. Ora, na Semana Santa, de segunda-feira até à noite de sábado, seis dias seguidos, estamos a pão e água e ervas cruas, e mesmo assim com moderação; além disso não se deve comer todos os dias, mas em conformidade com as regras da primeira semana. Já na sexta-feira o jejum é completo e, no Sábado de Aleluia, jejua-se até às duas horas, e só depois se pode comer um pouco de pão com água e uma taça de vinho para cada um. Na Quinta-Feira Santa comemos alimentos cozidos sem gordura, bebemos vinho e, às vezes, alimentos crus. Porque o concílio de Laodiceia reza assim: “Não é permitido na Quaresma infringir a quinta-feira da última semana e profanar assim toda a Quaresma”. É assim entre nós.

“Os Irmãos Karamazov”, Fiodor Dostoiévsky


+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Palavras que não mudaram o Mundo

Associação dos Defuntos Saudáveis

 Os indivíduos que não comem enchidos e outras carnes vermelhas, batatas, pão e outras coisas com glúten e amido, queijos, manteigas, patês e outras gorduras prejudiciais, não bebem vinhos, nem cervejas, muito menos bebidas brancas, mas que acabaram por morrer novos, constituíram-se em Associação dos Defuntos Saudáveis.

Instado a comentar este aparente paradoxo, o Presidente da Associação dos Defuntos Saudáveis, dando a desculpa de estar saudavelmente morto, recusou-se a prestar declarações.

Salvador Peres, Outubro 2022


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia