Filme sobre Sebastião da Gama estreou em Setúbal

 Filme sobre Sebastião da Gama 

estreou em Setúbal




Itinerário – o meu caminho até Sebastião da Gama, o novo filme de Alberto Pereira, estreou a 14 de Abril no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal. Uma sala cheia de público, atento e entusiasta, acolheu a estreia do filme, antecedida por um concerto da banda e-Vox, que brindou o público com os temas da banda sonora do filme.


(ver filme através do link abaixo)

https://vimeo.com/manage/videos/803997972

O guião do filme parte de um puro acaso: a descoberta, por um desconhecido, de um livro de Sebastião da Gama, Serra-Mãe, perdido num banco de jardim. O achador do livro nunca ouviu falar de Sebastião da Gama, mas fica curioso e inicia um caminho de descoberta do Poeta e da sua obra.




O argumento é da autoria de Salvador Peres e a banda sonora do filme foi trabalhada em conjunto por Alberto Pereira e Salvador Peres. A narrativa é feita pela voz do declamador João Completo, tendo Dina Barco dado voz à poesia de Sebastião da Gama. O filme é uma produção Synapsis.


A estreia do filme contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Casa Ermelinda Freitas e com a parceria da Associação Cultural Sebastião da Gama, do MAEDS, Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, da LASA, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, da Amigos da Paróquia de S. Sebastião, da Casa da Poesia e do Arrábida Legend.





Este é o segundo filme de Alberto Pereira que aborda grandes figuras da poesia ligada à Arrábida e à região de Setúbal. Em 2020, Alberto Pereira realizou o filme “A Serra de Agostinho”, um documentário biográfico sobre a vida de Frei Agostinho da Cruz. O filme ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Curtas Metragens de Cannes, o CANNES SHORTS, um festival independente para curtas metragens, e o primeiro prémio na categoria de Longa Metragem em Documentário no festival de cinema TokioFilmAwards, também no mesmo registo, realizado na cidade de Tóquio, no Japão. Os filmes foram realizados em plataformas WEB, direccionados apenas para filmes independentes e não comerciais.

Texto: Salvador Peres
Fotos: José Alex Gandum

================================================

As perguntas que sempre quis fazer, 
mas nunca fiz porque não calhou


Texto de Salvador Peres - Desenho de Alberto Pereira


==============================================




Vamos ao Cinema

Ladrões de Bicicletas

O cinema Neorrealista italiano (onde o preto e branco predomina) sempre me fascinou.

O recurso, muitas vezes, a actores não-profissionais e a filmagens fora do estúdio, caracteriza o oposto ao cinema como o conhecemos, tanto técnica como esteticamente. Deixou-se de usar cenários elaborados, em grandes estúdios, para gravar em locais no interior do país ou nas ruas das cidades. Os realizadores consideravam que a poética do cinema encontrava-se na realidade do quotidiano e, neste contexto, Rosselini, Visconti e De Sica, foram os mestres que melhor souberam exprimir para o grande ecrã a vida de pobreza e o desespero das populações, nos anos 50, pós-Segunda Guerra Mundial.



O filme de Vittorio de Sica, "O Ladrão de Bicicletas", de 1948, que revi há poucos dias, mostra uma Itália em crise, a opressão e a desigualdade desse período, numa narrativa em que o cidadão comum é actor principal.

Considerado o filme mais famoso do neorrealismo italiano, uma obra prima galardoada com vários prémios, entre eles um óscar, é um verdadeiro tratado tocante da condição humana, sobre a história de um homem de origem humilde que, para sustentar a família, precisa de uma bicicleta para o seu novo emprego.


Sem efeitos especiais, sem grandes orçamentos e sem grandes estúdios por trás, o cinema na sua verdadeira essência.

A escolha de Alberto Pereira

=================================================

A Música que se ouve por cá

Anne Sofie Von Otter & Brad  Mehldau e Andreas Scholl


Anne Sofie Von Otter & Brad

O tema a ouvir, Avec Le Temps, incluído neste duplo álbum, foi realizado por Leo Ferré, sendo atualmente cantado por Anne Sofie Von Otter, acompanhada pelo pianista Brad Mehldau.

Anne Sofie Von Otter é dotada de uma voz pura e um excecional aparelho vocal, conseguindo conferir aos versos rara beleza. 

Brad Mehldau, excelente pianista, sensível e inventivo, deu o seu contributo a este duplo álbum, entregando-se completamente ao acompanhamento ao piano. 


Andreas Scholl


O Solitude de Purcell

Andreas Scholl

Tema - Sound the Trumpet

https://youtu.be/4iWQTTfympQ

 Andreas Scholl é um contratenor alemão. Cantor clássico na faixa alto, trabalhou com a maioria dos especialistas barrocos contemporâneos. Para audição, escolhi o tema Sound the Trumpet.

A escolha de Alexandre Murtinheira

========================================

Palavras que não mudaram o mundo

O infinito finito da paixão



Aurélio fora um dos raros jovens matemáticos que conseguira compreender e avalizar a resolução do problema da Conjectura de Poincaré, atribuída ao matemático russo Grigori Perelman. A mente brilhante de Aurélio e a beleza exótica de Linda rivalizavam, nessa noite, com a beleza intrincada e complexa da Conjectura de Poincaré. Pois se, como defende a Conjectura, a superfície tridimensional de uma esfera é o único espaço fechado de dimensão três onde todos os contornos ou caminhos podem ser encolhidos até chegarem a um simples ponto, não era menos verdade que Linda e Aurélio, confinados num espaço fechado, tridimensional, podiam chegar a esse limite infinitesimal muito facilmente, sem necessidade da ajuda de Grigori Perelman para o encontrar. O infinito finito da paixão, que se vive numa extensão infinita de um momento, eis o desafio que se depara a Linda e a Aurélio e a todos os jovens apaixonados do mundo.

Salvador Peres

==================================================


II ciclo de órgão de tubos e canto

No próximo Sábado, dia 22 de abril, pelas 18h30, na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, terá início o II ciclo de órgão de tubos e canto. O concerto contará com a actuação de João Santos, um dos mais ilustres organista portugueses, e de João Paulo Ferreira, contratenor que tem encantado nos diversos países e locais em que tem atuado.

O concerto é organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião. As reservas devem ser feitas para o endereço de e-mail antoniomelo18@sapo.pt ou para o contacto 919 521 778.

=====================================================

Na minha cidade há um Rio



Na espera da Maré

Salvador Peres

================================================


Siga-nos através de:

https://synapsis-synapsis.blogspot.com/

https://www.facebook.com/synapsis.setubal

 

Para contactos: email synapsis11@gmail.com

 




 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia