Synapsis foi à Arrábida celebrar Sebastião da Gama

 


Se Sebastião da Gama ainda cá estivesse - e até podia estar - com certeza que daria uma ajudinha a pintar o murete da curva a seguir ao edifício (agora Museu Oceanográfico) onde ele viveu durante uns anos. E daria uma ajuda, se não fosse com o pincel na mão, de certeza seria com o poder das palavras através de um outro poema dedicado à Serra que ele tanto amava, a Arrábida.







Como Sebastião da Gama já cá não está - pelo menos fisicamente - um grupo de synapsianos pegou nuns pincéis e numas tintas e, com a preciosíssima colaboração da Mafalda, técnica do Museu, reavivou uma frase de um poema do poeta e deu mais magia ao já sempre mágico Portinho da Arrábida.






Texto: José Alex Gandum
Fotografias: Alexandre Murtinheira, Dulce Pereira, José Alex Gandum


*****************************



Escrito nos Livros - Franz Kafka

Punições, Cavalo de Ferro, 2023

 

“Volume que reúne em nova tradução três clássicos da Literatura universal - A Sentença, A Metamorfose e Na Colónia Penal - e recupera o projecto unitário desenhado por Franz Kafka com o título Punições.

Um pai que julga e condena o filho à morte; um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho monstruoso; um explorador que testemunha o uso de uma elaborada máquina de tortura na execução de sentenças.

Estes três textos célebres — A Sentença, A Metamorfose e Na Colónia Penal — poderão ser familiares até para quem nunca os leu, ou não fosse Franz Kafka um autor que ao revolucionar a literatura do século XX se tornou universal.

São textos escritos, respetivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e que levam até às últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda, e que, segundo a vontade de Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título Strafen (Punições) pelas afinidades que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo trinitário pode suscitar. Um projecto que, no entanto, nunca chegou a concretizar.”

 

Wook

A sugestão de Miguel Lopes Peres


*******************************

A música que se ouve por cá




Anne Sofie Von Otter & Elvis Costello

For The Stars

Tema: No Wonder

 

https://youtu.be/G2KgaTC3W_8

No wonder, é o nome do tema cantado por Anne Sofie Von Otter e Elvis costelo. Elvis Costello é um músico britânico, compositor que canta, toca guitarra baixo e órgão. Fazem parte desta canção vários instrumentistas. A carreira deste músico tem sido longa, tendo-lhe sido atribuídos vários Awards.                                                                                   

A mezzo soprano Anne Sofie Von Otter tem sido aclamada internacionalmente. É uma das melhores cantoras da sua geração, com numerosas gravações e Awards pela melhor voz clássica.




Silje Nergaard

For You a Thousand Times

Tema : Cocco Bello

 https://youtu.be/dD_8PdVB50I

Silje Nergaard é uma vocalista de jazz e compositora norueguesa.

O tema apresentado foi criado a partir de um pregão “Cocco Bello”, dito por um vendedor numa praia em Itália e ouvido pela cantora.

O vídeo clip foi gravado nessa praia, tendo a participação dos veraneantes.

Cocco Bello foi o primeiro single a sair do álbum “For You a Thousand Times”.

A escolha de Alexandre Murtinheira

*****************************


Palavras que não mudaram o mundo

Politicamente correcto

A Associação Portuguesa de Alopecia e Calvície acaba de emitir um comunicado a exigir a proibição da difusão, por quaisquer meios radiofónicos e televisivos, da música de cariz popular “A mulher do Zé Careca pôs o Careca na rua”. A música, muito cantada em despedidas de solteiro, queima das fitas, festas de aniversário, bailes e romarias, é considerada atentatória da honra e dignidade de carecas, calvos e similares.

Salvador Peres

***************************


Festival de cinema Lift-Off Global Network

Quatro filmes de Alberto Pereira seleccionados 


Os filmes “PátrioSado”, “Os canhões também morrem”, Diamantes no Rio” e “A Serra de Agostinho” foram seleccionados para o festival de cinema Lift-Off Global Network, que vai ter lugar na cidade de Londres, entre os dias de 29 de Maio a 12 de Junho.

A Lift-Off Global Network é uma plataforma sedeada nos famosos estúdios Pinewood, em Inglaterra, e que promove mensalmente, online, através da sua rede global de festivais de cinema, a divulgação e promoção de trabalhos que se destaquem no cinema independente. Após uma primeira selecção, em que a Originalidade/Criatividade, Direção, Roteiro, Cinematografia, Performances, Custos de Produção, Ritmo, Estrutura, Música e Som são avaliados, os trabalhos são submetidos a nova apreciação por um júri e pelo público presente. Após cada festival de cinema Lift-Off, os filmes que se destacarem em cada categoria são nomeados e convidados a participar no prestigioso Lift–Off Season Awards, uma cerimónia que se realiza anualmente nos Pinewood Studios, em Londres.

SP

*******************

Na minha cidade há um Rio

Baía de Albarquel


Salvador Peres

*********************



Siga-nos através de:

https://synapsis-synapsis.blogspot.com/

https://www.facebook.com/synapsis.setubal

 

Para contactos: email synapsis11@gmail.com


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia