A Poesia na Casa do Futuro

 




A Poesia na Casa do Futuro

Sebastião da Gama – Um Poeta Vivo


A produção e realização do filme “Itinerário – O meu caminho até Sebastião da Gama” resulta de um trabalho conjunto, tecido, primeiro, num labor solitário de escrita, depois, já com o argumento consolidado, em filmagens nas paisagens de uma beleza estonteante da inspiradora Serra da Arrábida. A música que marca o andamento e dá ritmo e cor ao filme, foi desenhada, experienciada e gravada no recato do estúdio do Alberto.



O Poeta esteve sempre presente no desenho e desenvolvimento do filme. Na história contada nos trinta minutos que resultaram da montagem final, Sebastião da Gama emerge como uma personagem viva, actual, que vivenciou um tempo histórico e o catapultou para a actualidade. O filme não busca um Poeta desaparecido, mas sim uma personagem que revisita o nosso tempo. Que traz o Poeta para a casa do futuro, desalojando-o da hospedagem que muitas vezes o quer reter num passado perdido na bruma do tempo.



A personagem interpretada pelo João Completo, o desinquieto e indiscreto achador do livro Serra-Mãe, marca o ritmo da aproximação ao Poeta. Pé ante pé, o curioso achador convida-nos a percorrer a via da luz que ilumina um Poeta do nosso tempo, convidando-o a caminhar connosco pelos caminhos que ele, vate eterno, percorreu e percorrerá para sempre.



O Poeta vive e respira neste filme de Alberto Pereira. Os poetas que nunca morrem são aqueles que teceram na sua poesia a reinvenção do mundo. Itinerário, é um filme que sacode o torpor da indiferença, esse rolo compressor que tudo apaga e sepulta num abismo de esquecimento. Itinerário vivencia a alegria de nos oferecer um Poeta vivo.

 


22 de Setembro - 21h00 - Filme - Concerto e-Vox

“Itinerário - o meu caminho até Sebastião da Gama”.

O poeta revelado nas dimensões do cinema e da música.

Local: Escola Conde de Ferreira, Av. Luísa Todi, Setúbal

Entrada livre sujeita à capacidade do espaço.

Inscrições: 50cuts.cinema@gmail.com

Org.: 50 Cuts | UFS | Synapsis

Apoio: CMS | UFS



Realização: Alberto Pereira

Guião: Salvador Peres

Banda sonora: Salvador Peres e Alberto Pereira

Interpretação e narração de João Completo e Dina Barco

Produção: Synapsis


Texto e fotografias de Salvador Peres

*+*+*+*+*+*+*+*+*

AS PERGUNTAS QUE SEMPRE QUIS FAZER

MAS NÃO FIZ PORQUE NÃO CALHOU



Salvador Peres e Alberto Pereira

*+*+*+*+*+*+*+*+*

VIAJAR

Pelo Douro Vinhateiro


Considerada como uma das mais grandiosas e belas paisagens vinhateiras do mundo, o Douro apresenta-se como um anfiteatro gigante de xistos e videiras, uma das mais maiores regiões produtoras de vinhos em Portugal, identitária da nossa portugalidade e berço dos mais prestigiados vinhos nacionais.


A sublime beleza inconfundível desta fantástica região deve ser partilhada, observada, estimada e sentida. E senti, de uma forma muito particular e intensa, durante sete dias, em que tive o privilégio de navegar pelo seu rio, um Douro de águas azuis, mansas e tranquilas, até à fronteira com Espanha.


Ao longo do seu percurso e de uma geografia indescritível, descobrimos um território de uma beleza paisagística de cortar a respiração, dotado de um património cultural muito próprio e integrado numa das maiores áreas protegidas da Europa.


De Gaia, até à zona raiana, perto de Barca d´Alva, o rio oferece-nos paisagens deslumbrantes que nos lavam a alma, desafiam a inspiração e estimulam-nos os sentidos para desenhar, pintar, fotografar, compor uma música ou até mesmo escrever.


Este tesouro que é o Douro merece ser bem guardado e preservado, tanto pelas memórias que em si encerra, como também para memórias futuras.

 

Texto e fotografias de Alberto Pereira 


*+*+*+*+*+*+*+*+*

Escrito nos Livros

Leão, o Africano de Amin Maalouf


Leitura apaixonante, que começa logo num momento crucial da história europeia, a queda do reino de Granada ao fim de dez anos de guerra contra os reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando II de Aragão, culminando com a rendição do rei Boadbil e o fim da presença árabe na Península Ibérica.

A autobiografia imaginada de uma apaixonante figura histórica: o geógrafo Hasan as-Wazzan, que ficou conhecido como Jean-Léon de Médicis, ou Leão, o Africano. Em 1518, no regresso de uma peregrinação a Meca, o embaixador magrebino é capturado por piratas sicilianos que o oferecem de presente a Leão X, o grande papa da Renascença. A sua vida, feita de aventuras, paixões e perigos, é marcada pelos grandes acontecimentos do seu tempo: durante a Reconquista, encontrava-se em Granada, de onde teve de fugir à Inquisição, acompanhado pela família; estava no Egipto aquando da sua tomada pelo Otomanos; na África negra, durante o apogeu de Askia Mohamed Touré; e em Roma no período áureo do Renascimento e no momento do saque da cidade pelo soldados de Carlos V. Figura do Oriente e do Ocidente, homem de África e da Europa, Leão, o Africano viveu em pleno o fascinante século XVI.

Amin Maalouf (Beirute, Líbano, 1949) é um escritor líbano-francês. Estabelecido em França, desde 1976, os seus livros são, em geral, romances históricos, ambientados no Oriente Médio, na África e no Mediterrâneo. Autor multipremiado, já teve sua obra traduzida para mais de 40 idiomas. 

A escolha de Salvador Peres

*+*+*+*+*+*+*+*+*

Festa do Livro em Belém 

A Feira do Livro de Marcelo



Realizou-se entre 31 de Agosto e 3 de Setembro a já tradicional Festa do Livro em Belém, mais conhecida pela Feira do Livro do Marcelo, que decorreu nos Jardins do Palácio de Belém. O Synapsis passou por lá, encontrou alguns amigos e registou alguns momentos. 

Do evento, além da presença de inúmeras editoras e da apresentação de livros por parte de muitos e conhecidos autores, houve lugar ainda para conferências e debates, alguns deles com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

O escritor e historiador António Castro com os autores de Banda Desenhada, Henrique Gandum e Duarte Gandum



O escritor Aurelino Costa e o antigo crítico de cinema e escritor premiado em muitas áreas, António Cabrita


Debate com a presença de António Barreto e Pedro Mexia. 

Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na plateia

*+*+*+*+*+*+*+*+*


A Música que se ouve por cá

Ryuichi Sakamoto - Merry Christmas, Mr. Lawrence


Ryuichi Sakamoto nasceu em Nakano, Tóquio, Japão, a 17 de Janeiro de 1952. Faleceu em Tóquio, em 28 de Março de 2023. Sakamoto foi músico, compositor, produtor e actor, tendo fundamentalmente desenvolvido a sua actividade em Tóquio e Nova Iorque. Foi membro da banda Yellow Magic Orchestra.

"Merry Christmas, Mr. Lawrence" é um instrumental de 1983, gravado para o filme de mesmo nome. A canção tornou-se um grande sucesso nos EUA.

https://www.youtube.com/watch?v=LGs_vGt0MY8&ab_channel=DeccaRecords

A escolha de Salvador Peres

*+*+*+*+*+*+*+*+*


Siga-nos através de:

https://synapsis-synapsis.blogspot.com/

https://www.facebook.com/synapsis.setubal

 

Para contactos: email synapsis11@gmail.com

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia