Synapsis celebra 14 anos com arte, música e natureza

 


O SYNAPSIS completou 14 anos no passado dia 9 de Abril, mas comemorou o seu aniversário no dia 13, que não foi de azar mas de sorte, de muita sorte em ter membros que assinalam com o coração e com a alma tão significativa data. E pode acrescentar-se a expressão mágica data porque escolheu-se o Forte de Santa Maria da Arrábida, conhecido também por Museu Oceanográfico, no Portinho da Arrábida, para continuar as comemorações que tinham começado no dia anterior com a palestra de Alexandre Pomar no MAEDS e prosseguido com o concerto do e-Vox na Igreja de Jesus, em Setúbal, na manhã de dia 13.

 



A Tarde Cultural no Forte de Santa Maria da Arrábida foi profícua e enriquecedora: como o lugar convida a contemplar e meditar, os voluntários do Synapsis (às ordens da sempre disponível anfitriã, Mafalda), armados de luvas e adequadas ferramentas, deram início à construção de um banco panorâmico... banco de pedra, claro, que é elemento geológico abundante no local. De certeza que muita poesia irá ser escrita por quem se sente naquele banco, a exemplo da que escreveu Sebastião da Gama a partir de idênticos cenários... mas ainda antes de se usufruir do banco para escrever poesia ou prosa, ou fazer quaisquer outras coisas, já a Poesia pairava no ar através da voz do declamador João Completo, acompanhado à viola por Salvador Peres. E quem sabe se um dia não teremos uma qualquer película com o título 'O banco das contemplações' ou algo contemplativamente parecido? Por enquanto tivemos o filme de Alberto Pereira 'Itinerário' exibido para interessada audiência na sala superior do Forte. 

 










Alimentado que estava o espírito dos convivas, havia que alimentar o corpo: não foi preciso o milagre dos pães nem transformar a água em vinho porque o pão e os seus condutos já existiam e a água já estava transformada em vinho há muito tempo. Tchims-tchims, muita conversa da boa, muito mover de maxilares, muito deglutir de líquidos, e as comemorações do 14º aniversário do Synapsis prosseguem um dia destes... porque festejar nunca é demais!

 

José Alex Gandum


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania





FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Texto de José Alex Gandum

 Imagens de Alberto Pereira, Dulce Pereira, João Completo e José Alex Gandum

Edição de Salvador Peres


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arrábida olhos nos olhos

Uma aguarela na Praça de Bocage - Fixando a transitoriedade do tempo

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia