Filmagens de “Memória da Água” arrancam na Mitrena

 


Teve início, a 2 de Junho, na zona da Mitrena, as filmagens de “A Memória da Água”, um filme de Alberto Pereira, com argumento de Salvador Peres.



O personagem central do filme é um fotógrafo que parte em busca dos antigos barcos que, no passado, transportaram milhares de pessoas entre Setúbal e Tróia, e, hoje, jazem, abandonados, num areal suburbano e solitário da Mitrena.



O filme mergulha no Rio Sado, desde a nascente à foz, e nas memórias guardadas no imenso ventre líquido do seu estuário.



A personagem do fotógrafo é interpretada pelo declamador João Completo. Nuno David também participa no filme com um pequeno papel, na pele de um pescador que guarda memórias de tempos saudosos, quando Tróia e Setúbal eram como irmãs, vivenciando, num vaivém entre as duas margens, memórias felizes partilhadas por muitas gerações de setubalenses.



A equipa: 
O pescador (Nuno David), o guionista (Salvador Peres, 
o realizador (Alberto Pereira) e o fotógrafo (João Completo)

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania


Feira do Livro de Lisboa 2024



Está a decorrer a Feira do Livro de Lisboa de 2024, uma edição onde a organização já bateu alguns recordes e espera ultrapassar outros. Entre os muitos lançamentos de livros, palestras e sessões de autógrafos, o Synapsis sugere:

Dia 3 de Junho - 18 h na Praça Laranja - Debate: ativismo estudantil e justiça climática, com Luísa Schmidt

Dia 4 de Junho - 19 h na Praça Laranja - Lançamento do livro "O Eleitorado Português no Século XXI", com as organizadoras Marina Costa Lobo e Ana Espírito-Santo, e apresentação de Ana Gomes, Ricardo Costa e Maria Inácia Rezola.

Dia 5 de Junho - 19 h na Penguin Random House - Sessão de autógrafos com Leila Slimani

Dia 6 de Junho - 16 h na Editora Cordel de Prata - Sessão de autógrafos do livro "Crónicas em Pedra Grés" de António Guerreiro.



Dia 7 de Junho - 19 h na Praça Roxa - Apresentação do livro "Água em Portugal", de Rodrigo Proença de Oliveira, com o autor, o especialista na área da gestão da água, Joaquim Poças Martins, e a antiga presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, Mª da Conceição Cunha.

Dia 7 de Junho - 20 h - Auditório Sul (Ego Editora) - Debate sobre as oportunidades e desafios que o Caminho de Santiago traz, com a presença do maior autor português sobre o tema, Luís Ferreira.

Dia 7 de Junho - 20 h - Praça Laranja - Lançamento do livro "Antologia do Conto Erótico Brasileiro" com a presença da organizadora Eliane Robert Moraes e apresentação de Anabela Mota Ribeiro e Isabel Lucas.


Dia 7 de Junho - 21 h - na Porto Editora - Conversa com Maria Antónia Oliveira, autora de «Alexandre O’Neill. Uma Biografia Literária», obra recentemente editada pela Assírio & Alvim, numa versão revista e aumentada. Sessão conduzida por Carlos Vaz Marques.

Dia 8 de Junho - 15 h na Tinta-da-China - Tertúlia com Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia

Dia 8 de Junho - 16 h na Praça Laranja - Lançamento do livro «A Maior Mulher Moderna do Mundo», com a presença da autora Susan Swan e apresentação de Alberto Manguel e Ana Daniela Soares. Esta sessão decorrerá em inglês.




Dia 9 de Junho - 17 h na Praça Laranja - Lançamento do 2º volume do livro "Coisa Que Não Edifica Nem Destrói". Com a presença do autor Ricardo Araújo Pereira.

Dia 9 de Junho - 17 h na Editora Convergência - Sessão de autógrafos do livro "Congo - Um Mundo Esquecido" com Henrique Gandum e Duarte Gandum.

Dia 9 de Junho - 17 h no Pavilhão do El Corte Ingles - Sessão de autógrafos do livro "Jorge Palma por Rita Carmo", com a presença de Jorge Palma e de Rita Carmo.

Dia 9 de Junho - 18 h na Editora Convergência - Sessão de autógrafos do livro "Congo - No Caminho das Trevas" com Duarte e Henrique Gandum.

Dia 9 de Junho - 19 h na Praça Vermelha - Lançamento da obra "De Rainer Maria Rilke a José Tolentino de Mendonça: O diálogo com o divino", de Maria Teresa Dias Furtado.

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania



A Sustentabilidade das Comunidades Piscatórias


No dia 8 de junho, pelas 16h30, o MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal acolhe uma conferência sobre "A Sustentabilidade das Comunidades Piscatórias", apresentada por Joana Sá Couto.

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, dia 31 de maio, e do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, esta conferência constitui uma oportunidade única para refletir sobre o conhecimento local das comunidades piscatórias e a sua relevância para o território em que se inserem. Num contexto de emergência climática, a discussão sobre a sustentabilidade dessas comunidades torna-se ainda mais pertinente.

Joana Sá Couto é antropóloga e doutoranda no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, tem dedicado a sua pesquisa às problemáticas ambientais que afetam os mares e oceanos. O seu trabalho foca-se na forma como estas questões impactam comunidades vulneráveis no seu dia-a-dia, utilizando a etnografia como principal abordagem.

O evento é de entrada livre e promete ser um espaço de troca de conhecimentos e de sensibilização sobre a importância da sustentabilidade nas comunidades piscatórias e do meio ambiente.

 

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania


LASA apresenta Álbum Fotográfico de Anthero Seabra

 

A sessão de lançamento da obra vai ocorrer no próximo dia 14 de Junho, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal. 

Trata-se de uma edição muito relevante no âmbito da vocação histórica da LASA. A reedição fac-similada das 17 mais antigas fotografias de Setúbal constitui um precioso contributo para o resgate da memória da cidade e um real prazer para o olhar atento dos amantes da fotografia e das artes visuais. 


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania


Vítor Duro estreia álbum “Vem”


Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião anunciam um novo evento musical, desta vez com Vítor Duro e o seu grupo, que apresenta o seu novo álbum “Vem”.

Vai ser no dia 15 de Junho pelas 18h30m, na Igreja de S. Sebastião.

Os bilhetes podem ser reservados através do telefone 919 521 778.


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania


Caminhada Synapsis

Lapa de Santa Margarida e Alpertuche - 16 de Junho


A próxima caminhada Synapsis vai levar-nos para uma das zonas mais belas da Arrábida: a Lapa de Santa Margarida e a Praia de Alpertuche.

Vai ser no dia 16 de Junho, com o seguinte programa:

08h30 - Concentração junto ao Lar de Férias da Casa do Gaiato (ver link):

https://www.google.pt/maps/@38.470758,-8.9877863,573m/data=!3m1!1e3?entry=ttu

09h00 - Início da caminhada

           - Visita à Lapa de Santa Margarida

           - Caminhada na envolvente da Praia de Alpertuche

12h00 - Regresso ao lugar de partida e fim da caminhada

A participação na caminhada é gratuita, mas obriga a inscrição para o email synapsis11@gmail.com até ao dia 14 de Junho.


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania



FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Imagens de Custódio Oliveira, Dulce Pereira, José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia

No atelier do aguarelista Nuno David

A vida numa cascata de acontecimentos