Rio Sado é tema do Sextas de Arte e Ciência Synapsis

 


No próximo dia 20 de setembro, pelas 21h00, decorre no MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal mais uma edição do ciclo "Sextas de Arte e Ciência", organizado pelo grupo Synapsis e pelo MAEDS. Este evento insere-se nas Jornadas Europeias do Património 2024, este ano subordinadas ao tema “Rotas, Redes e Conexões”.

O evento contará com a presença da Prof. Dr.ª Narcisa Bandarra, Investigadora Coordenadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que irá abordar o tema "Estuário do Sado e a Importância Nutricional do Seu Pescado".

O estuário do Sado é o segundo maior do país, um ecossistema muito rico, onde se encontra uma enorme biodiversidade e se podem encontrar espécies de pescado com enormes benefícios para a saúde da população. No estuário, desenvolve-se um manancial alimentar de elevado valor nutricional e uma excelente contribuição para a prevenção da doença cardiovascular e neurodegenerativa. Um contributo para o bem-estar e homeostase do organismo.

Será uma oportunidade de aprender mais sobre como o estuário do Sado pode contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada.

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania





London on Time

Londres não está igual à cidade que visitei há dez anos atrás. Também não era expectável que pudesse estar. A vida navega num oceano de mudança e nada, no inexorável vaguear do tempo, fica igual ao que era. 





Há muitas diferenças que saltam à vista nesta última incursão pela cidade dos Lordes. Curiosamente, as grandes diferenças vestem-se da cor da semelhança: Londres, Paris, Roma, Veneza, Amesterdão, Barcelona, Lisboa…, em todas, o mesmo vasto formigueiro de turistas, tornando o espaço outrora único e diverso, numa miscelânea caótica e indiferenciada.


A Londres turística é um gueto padronizado onde quase não há como escapar. Para respirar alguma coisa da cidade que nos habituámos a gostar pela sua suave elegância, pela sólida arquitectura, pelo seu cosmopolitismo e diferença, é preciso fugir dos locais devassados pelo postal ilustrado. Escapando a essa fatalidade, buscando o encanto dos bairros onde se vive o deambular da vida quotidiana, Londres continua a encantar.





Foi por essa cidade que fui em busca do que, apesar da implacável mudança, vai resistindo à vulgaridade dos tempos.

 

Salvador Peres


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania




Vinhos com Arte em S. Sebastião

 

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião estão de volta com a realização de eventos culturais.

A 28 de Setembro, pelas 16h00, na casa Episcopal (junto à igreja de S. Sebastião), terá lugar lançamento dos Vinhos com Arte de S. Sebastião, uma parceria com a Casa Ermelinda Freitas.

O lançamento contará com:

Momento evocativo dedicado ao poeta arrábido Sebastião da Gama, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. Será invocada a importância do poeta na cultura nacional, havendo lugar à declamação de poesia;

Momento musical - Ópera nos Vinhos com Arte: Apresentação de uma seleção de árias cantadas pela Soprano Salomé Cunha e pelas Mezzo Sopranos Inês Constantino e Guadalupe Solano;

Apresentação dos Rótulos dos Vinhos com Arte 2024 “Fauna da Arrábida” e respetivos autores;

Atribuição do Rótulo de Honra ao pintor Luís Cohen Fusé, com exposição de duas obras do autor;

Uma breve introdução aos vinhos da Casa Ermelinda Freitas;

Uma prova de vinhos, seguida de venda desta edição aos interessados.

A entrada é livre, mas é importante que enviem a confirmação da presença, tendo em conta a limitação de lugares.

Confirmações de presença podem ser feitas para o email antoniomelo18@sapo.pt

António Melo

 

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania




100 anos Sebastião da Gama

Agenda de iniciativas

A Associação Sebastião da Gama convida à participação nas próximas iniciativas para promover no ano do centenário do seu patrono.

É a seguinte, a agenda de acontecimentos culturais associados às comemorações:

4 de Outubro, 19h00 - Na Casa da Cultura, em Setúbal - Apresentação por Viriato Soromenho-Marques (professor catedrático da Universidade de Lisboa, com forte e reconhecida intervenção no âmbito das questões relacionadas com a Natureza) de O Inquieto Verbo do Mar (Assírio & Alvim), conjunto da poesia reunida de Sebastião da Gama, obra organizada por João Reis Ribeiro, que contém: a) os vários títulos de poesia já editados (“Serra-Mãe”, “Loas a Nossa Senhora da Arrábida”, “Cabo da Boa Esperança”, “Campo Aberto”, “Pelo Sonho É que Vamos”, “Itinerário Paralelo”, “Não Morri porque Cantei”, “Estevas”, “Lenda de Nossa Senhora da Arrábida”); b) cerca de 70 poemas que estavam dispersos por várias publicações e nunca surgiram em livro do autor; c) cerca de 300 poemas inéditos (só agora publicados).

 

18 de Outubro, 18h30 - Na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal - Sessão “Ler Sebastião da Gama”, que abordará a educação a partir do “Diário”, conversa com Álvaro Laborinho Lúcio (autor de ficção de ensaio e interveniente em sessões sobre questões actuais) e Luís Souta (professor da ESSE de Setúbal, a cujo Conselho Directivo também presidiu, e autor de vasta obra sobre educação).

 

22 de Novembro, 18h30 - Sessão “Ler Sebastião da Gama”, em local a indicar oportunamente, sujeita ao tema “Memórias familiares em torno de Sebastião da Gama”, por Pedro Urbano, sobrinho-neto de Sebastião da Gama, investigador no âmbito das genealogias e da História contemporânea, autor de considerável bibliografia, em que se destaca estudo sobre a Casa Palmela.

 

João Reis Ribeiro

 

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania






Tarde intercultural no Museu do Trabalho

 

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, vai ter lugar a 28 de Setembro, pelas 16h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti:

Uma sessão subordinada ao tema “Calçada Artística Portuguesa, um Historial feito de Pedra”. A palestra será conduzida pelo fotógrafo e artista plástico Ernesto Matos;

Em parceria com o 50 CUTS, uma iniciativa, integrada nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril do Município de Setúbal, desenvolvida por alunos do 1.º Ciclo sob o tema “Pintar Abril na Calçada”;

No final haverá lugar a um apontamento musical.

Olinda Lima


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania




António Chainho 

despede-se dos palcos

O guitarrista António Chainho, de 86 anos, natural de Santiago do Cacém, despediu-se dos palcos na Praça do Município em Lisboa, no passado dia 13 de Setembro, num concerto memorável integrado na iniciativa 'Festas na Rua', promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. 



António Chainho contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais António Zambujo, Carminho ou Marta Pereira da Costa. 

O Synapsis esteve presente e registou os melhores momentos do concerto.


José Alex Gandum


sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania


 50 anos da Revolução dos Cravos 

na Fundação Saramago



No dia 19 de setembro, pelas 18h30, a FJS acolhe a antestreia do documentário "Memórias do 25 de Abril, 50 anos da Revolução dos Cravos", de Carlos Pronzato.

50 anos depois, Capitães de Abril, militantes e atores sociais da época, historiadores, acadêmicos, jornalistas e pesquisadores fazem parte do elenco deste documentário que pretende refrescar a memória das lutas populares em tempos de nova ascensão das direitas no mundo.

Direção do argentino/brasileiro Carlos Pronzato (2024/90 minutos).


'Poemar Consigo' com Sérgio Godinho



No dia 17 de setembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa realiza-se a sessão do Ciclo Poem(A)r  “O Primeiro Dia – Poemas e Canções para um Futuro Inquieto”, por Ana Teresa Sanganha, Isaque Ferreira, José Anjos, Rui David e Sérgio Godinho. Oportunidade para ouvir declamar poemas que foram musicados.


José Alex Gandum

 

sYnapsis 2010-2024 - 14 anos ao serviço da cultura e da cidadania



FICHA TÉCNICA

Coordenação Editorial de Salvador Peres e José Alex Gandum

 Textos de António Melo, João Reis Ribeiro, José Alex Gandum, Olinda Lima e Salvador Peres

 Imagens de José Alex Gandum e Salvador Peres

 Edição de Salvador Peres







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na alva bruma da Herdade de Gâmbia

No atelier do aguarelista Nuno David

A vida numa cascata de acontecimentos